Azul posterga inicio das operações com o A330-900 pela segunda vez
A estreia do A330neo na Azul foi novamente postergada. A empresa brasileira prevê agora a entrada em serviço do primeiro A330-900 em fevereiro de 2019. Originalmente a expectativa era que o primeiro voo ocorresse no dia 21 de dezembro de 2018, mas algumas mudanças obrigaram a empresa na ocasião a remanejar o voo para o dia 16 de janeiro.
Em resposta a AERO Magazine, a Azul afirmou que não comentará a mudança de datas.
Atualmente a Azul é a única empresa sul-americana a encomendar o A330neo, com pedido para a versão de maior capacidade, o A330-900. Inicialmente a empresa havia encomendado o A350 XWB, mas mudanças na economia brasileira, aliado ao elevado custo de leasing do avião, levou a Azul a optar pela versão modernizada do consagrado A330. Além disso, a TAP Portugal, empresa que possuí participação acionária de David Neeleman, é o cliente lançador do A330neo. A sinergia entre ambas empresas pode se beneficiar de uma frota padronizada.
Os A330-900 da Azul serão configurados com 298 assentos, com um total de 27 lugares a mais que os atuais A330-200. O A330neo possui uma série de melhorias, como asas com aerodinâmica refinada e novos motores, que juntos proporcionam uma economia de até 14% no consumo de combustível, quando comparado a primeira geração do A330.
O primeiro voo será entre Campinas (Viracopos) e Orlando, considerada uma das principais rotas da Azul, especialmente na alta estação.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/10/2018, às 13h00 - Atualizado às 14h36
+lidas