Os aviões Super Tucano da FAB fazem exibições na Praia de Copacabana, no Parque Olímpico na Barra e no Boulevard Olímpico no centro e sobrevoam o Maracanã e o Sambódromo

A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar no Rio de Janeiro neste fim de semana na despedida dos Jogos Olímpicos da cidade. Turistas, atletas e moradores da capital fluminense poderão assistir a exibições do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira sobre a Praia de Copacabana, o Parque Olímpico na Barra e o Boulevard Olímpico no centro. Os Super Tucanos da Fumaça também sobrevoarão o Maracanã e o Sambódromo no sábado (20) e no domingo (21).
“As conquistas das medalhas e o esforço de cada atleta brasileiro nas Olímpiadas serão celebrados com os sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves carregam, em sua pintura, as cores da Bandeira do Brasil que representam o sentimento de patriotismo tão forte e vivo nesses dias de Jogos Olímpicos. Além do sucesso da participação dos atletas brasileiros nos Jogos, também devemos destacar o êxito e a eficiência de toda a equipe de militares envolvida na organização, segurança e defesa do evento”, afirma o comandante da Esquadrilha da Fumaça, tenente-coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.
Boa parte dos atletas olímpicos do Brasil pertence às Forças Armadas e muitos deles subiram ao pódio. A Aeronáutica também teve representantes que conquistaram medalhas para o país e bateram continência durante a execução do hino nacional.
Programe-se
A primeira apresentação será realizada às 8h20 de sábado (20/8). As sete aeronaves A-29 Super Tucano escreverão uma frase no céu do Rio de Janeiro. Para ver melhor, os espectadores devem se dirigir à orla entre Mangaratiba até Copacabana.
À tarde, às 13h30, a demonstração aérea será sobre a praia de Copacabana. Serão 20 minutos de manobras com sete aeronaves. Os mesmos aviões seguem para a Barra, onde se apresentam sobre o Parque Olímpico às 13h50. A sequência se encerra com uma passagem sobre o estádio do Maracanã às 14h25, antes da final do futebol masculino.
No domingo (21/8), às 12h15, o sobrevoo será sobre o sambódromo, logo após a chegada da maratona masculina. Em seguida, às 12h20, uma apresentação de 25 minutos acontecerá sobre o Pier Mauá, no Boulevard Olímpico.