AERO Magazine
Busca

Especial 20 anos

Editorial - Edição 240


Em exatos 20 anos de existência, que celebramos nesta edição especial, a revista AERO Magazine viu de perto a transição da era analógica para a digital em uma indústria estabelecida com base na vanguarda do desenvolvimento tecnológico: a aeroespacial. Em duas décadas, muita coisa mudou no transporte aéreo. De 1994 para cá, o glass cockpit e a constelação de satélites GPS – para citar dois dos mais emblemáticos exemplos da mudança de paradigma experimentada pela aviação nesse período – estabeleceram-se de modo irreversível na rotina de quem voa. Para comemorar ocasião tão peculiar, elencamos marcos da aviação e abrimos espaço para alguns de nossos colaboradores recordarem grandes momentos da vida aeronáutica nos últimos 20 anos. O resultado é uma viagem no tempo, com detalhes saborosos para quem, ainda criança ou já adulto, também testemunhou essa história.

Nostalgias à parte, neste “Especial de 20 anos” de AERO mantemos a proa no futuro. Reunimos em uma extensa reportagem as principais aeronaves que estão em desenvolvimento hoje. São mais de 30 projetos, incluindo aviões e helicópteros executivos, aeronaves militares e jatos comerciais, que nasceram nas pranchetas virtuais do século 21 e se preparam para ganhar os céus do mundo. O mais recente deles é o Dassault Falcon 8X, que estampa nossa capa no momento em que é anunciado na Ebace. Tivemos o privilégio de conhecer em primeira mão as linhas de produção deste novo trijato francês, que alça a Dassault ao concorrido mercado das aeronaves executivas de ultralongo alcance.

Em uma edição célebre como esta, a de número 240, tínhamos de ensaiar uma aeronave especial. E foi o que fizemos. Fomos até São José dos Campos (SP) para experimentar um verdadeiro urso com asas, o Quest Kodiak K-100, monomotor turbo-hélice para nove passageiros, que acaba de chegar ao Brasil. Capaz de pousar e decolar curto em pistas irregulares e na água, o avião é realmente um novo concorrente de peso no mercado.

Entre os presentes de aniversário de 20 anos também publicamos um ensaio fotográfico com imagens aéreas feitas por um artista-piloto, uma homenagem ao aviador Ayrton Senna, uma imersão sobre os radares aeronáuticos e uma reportagem especial discutindo como será o controle de tráfego aéreo durante a Copa da FIFA, que acontece nestes meses de junho e julho.

Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos

Redação
Publicado em 18/05/2014, às 00h00 - Atualizado às 17h54


Mais Editorial