AERO Magazine
Busca

Turismo Espacial

Engenheiro de Minas Gerais é o segundo brasileiro a ir ao espaço

Engenheiro de Minas Gerais participou da missão suborbital da Blue Origin


Victor Hespanha (o primeiro da esquerda para a direita) foi o segundo brasileiro a ir ao espaço - Blue Origin/Divulgação
Victor Hespanha (o primeiro da esquerda para a direita) foi o segundo brasileiro a ir ao espaço - Blue Origin/Divulgação

O segundo brasileiro a ir ao espaço decolou hoje em uma missão de turismo espacial da Blue Origin. O engenheiro de produção Victor Correa Hespanha se tornou pioneiro no Brasil a fazer turismo espacial, neste sábado (4), ao embarcar na empresa do criador da Amazon, Jeff Bezos, após ser sorteado entre os compradores de um lugar na nave.

A decolagem da missão, com outras cinco pessoas a bordo, aconteceu por volta das 10h25 (Brasília) e o voo durou cerca de dez minutos. Victor ocupou o assento de número dois e pôde fazer o mesmo trajeto que Bezos fez, há quase um ano. A missão não conta com  astronautas ou pilotos profissionais, com toda a operação ocorrendo de forma autônoma.

A cápsula com os ocupantes atingiu a altitude máxima de 347.538 pés (105,9 km) a uma velocidade de 2.240 milhas/h (3.604 km/h ou Mach 2,9), e depois efetuou queda livre em direção à Terra, onde o sistema de paraquedas pousou a nave em segurança.

O Hespanha repetiu o feito de conhecer o espaço que até hoje era exclusividade do ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcus Pontes, que passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006. Na ocasião, a decolagem foi realizada de uma base no Cazaquistão, na nave russa Soyuz-TMA. No caso de Pontes, a viagem foi orbital, o que o mantém como o único brasileiro com uma missão espacial de longa duranção.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 04/06/2022, às 12h15


Mais Notícias