Engenheiro de Minas Gerais participou da missão suborbital da Blue Origin
O segundo brasileiro a ir ao espaço decolou hoje em uma missão de turismo espacial da Blue Origin. O engenheiro de produção Victor Correa Hespanha se tornou pioneiro no Brasil a fazer turismo espacial, neste sábado (4), ao embarcar na empresa do criador da Amazon, Jeff Bezos, após ser sorteado entre os compradores de um lugar na nave.
Our recovery teams are on their way to the capsule to check in with our astronauts. Stay tuned to the webcast for astronaut egress and celebrations. #NS21https://t.co/xG8RTjzMs9
— Blue Origin (@blueorigin) June 4, 2022
A decolagem da missão, com outras cinco pessoas a bordo, aconteceu por volta das 10h25 (Brasília) e o voo durou cerca de dez minutos. Victor ocupou o assento de número dois e pôde fazer o mesmo trajeto que Bezos fez, há quase um ano. A missão não conta com astronautas ou pilotos profissionais, com toda a operação ocorrendo de forma autônoma.
A cápsula com os ocupantes atingiu a altitude máxima de 347.538 pés (105,9 km) a uma velocidade de 2.240 milhas/h (3.604 km/h ou Mach 2,9), e depois efetuou queda livre em direção à Terra, onde o sistema de paraquedas pousou a nave em segurança.
O Hespanha repetiu o feito de conhecer o espaço que até hoje era exclusividade do ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcus Pontes, que passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006. Na ocasião, a decolagem foi realizada de uma base no Cazaquistão, na nave russa Soyuz-TMA. No caso de Pontes, a viagem foi orbital, o que o mantém como o único brasileiro com uma missão espacial de longa duranção.
Marcel Cardoso
Publicado em 04/06/2022, às 12h15
+lidas