AERO Magazine
Busca

Mudança unilateral

Empresas aéreas criticam adiamento das obras no Santos Dumont

Abear afirma que mudança compromete planejamento feito ao longo de um ano


A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) se posicionou contra a mudança no cronograma de obras do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A associação afirma que o processo havia sido debatido e planejado com o setor desde 2018 com todos os cenários planejados de forma a minimizar o impacto aos passageiros.

A mudança passou a gerar incertezas no setor, que se programava para alteração de voos, com destino ao Galeão/Tom Jobim, e o uso de aeronaves menores no Santos Dumont, utilizando a pista auxiliar.

Outro temor da Abear é a possível nova data coincidir com eventos importantes no Rio de Janeiro ou com períodos de maior intensidade de chuvas, que compromete a operação na já limitada pista auxiliar.

LEIA TAMBÉM

“O planejamento da obra foi baseado em dados estatísticos que mostram que o período escolhido era o de menor incidência de chuvas na cidade do Rio de Janeiro”, afirma a Abear em nota “Também levou em consideração evitar transtornos com a grande movimentação de passageiros durante eventos como a Copa América e Rock in Rio”.

Outro problema apontado foi que a transferência planejada para o aeroporto do Galeão envolveu treinamento de equipes em solo, pedidos de autorizações de pouso e decolagem (slots), retirada de venda de passagens que incluíam o Santos Dumont no período de obras, remanejamento de malha aérea e tripulações, entre outras medidas.

As companhas aéreas temem que a mudança comprometa não apenas o andamento do planejamento, mas também a operação futura, quando uma nova data for agendada.

A Infraero optou pela mudança no calendário após Anac proibir a operação de aviões com motor à reação (turbo-jato) na pista auxiliar do aeroporto Santos Dumont durante as obras .

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 27/06/2019, às 17h00 - Atualizado às 17h21


Mais Notícias