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Aprendizado de máquina

Empresa brasileira de Inteligência Artificial se torna membro da ALTA

A ALTA e a brasileira WeSafer vão trabalhar em conjunto na aplicação de Inteligência Artificial na aviação comercial latino-americana


Inteligência artificial tem sido usada há vários anos no setor aéreo
Inteligência artificial tem sido usada há vários anos no setor aéreo

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA, na sigla em inglês) aceitou a brasileira WeSafer como membro da associação, com objetivo de trabalharem na inovação no transporte aéreo.

A WeSafe, que pertence ao Grupo Avantia, é uma das uma das principais integradoras de tecnologia do Brasil, especializada em soluções avançadas de Inteligência Artificial para segurança e supervisão de processos.

“A inteligência artificial é uma realidade na aviação há anos e está se tornando ainda mais relevante e urgente conhecê-la. A colaboração entre a ALTA e a WeSafer AI Software fortalecerá ainda mais a nossa capacidade de impulsionar a inovação e a eficiência na região”, declarou José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da ALTA.

Uma das conquistas da colaboração foi o desenvolvimento do WeSafer On-Time Performance, uma tecnologia digital baseada em deep learning, uma área do aprendizado de máquina com camadas de processamento compostas de várias transformações lineares e não lineares, que utiliza um sistema computacional treinado com mais de 50 mil imagens para identificar tempos e movimentos reais na área de manobra de aeronaves, otimizando o Turnaround Time (TAT). Um dos objetivos é melhorar o tempo de solo dos aviões, com melhor gerenciamento de todo o processo desde o desembarque, abastecimento, embarque e até manutenção.

“Estamos empenhados em ajudar a aviação nesta grande e importante região, e agora com desenvolvimento e apoio local para que sejam cada vez mais eficientes nas suas operações aeroportuárias”, comentou Teco Sodré, cofundador e diretor de negócios digitais da WeSafer.

Desde a sua implementação, em setembro de 2022, a tecnologia tem sido usada na gestão de eficiência operacional da Azul Airlines, ajudando a companhia aérea a manter 89% de chegadas pontuais em 2022, segundo dados da Cirium.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/11/2023, às 16h00


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