AERO Magazine
Busca

Orientação por Visão Sintética

Embraer recebe nova certificação para família Praetor

Sistema de Orientação por Visão Sintética é homologado no Brasil e nos EUA


Novo sistema SVGS amplia capacidade situacional dos pilotos e pode ser integrado com HUD

O Sistema de Orientação por Visão Sintética (SVGS) empregado nos jatos de negócios médio Praetor 500 e Praetor 600, da Embraer, recebeu a certificação da ANAC e da FAA. O fabricante brasileiro é o primeiro no mundo a receber a aprovação da certificação SVGS.

O sistema permite os pilotos terem melhor referência quanto à posição, velocidade e trajetória de aproximação para pouso, facilitando a transição entre o voo por instrumentos e a utilização de referências visuais. O SVGS permite aumentar a consciência situacional em relação aos equipamentos básicos do avião.

Ao oferecer aos pilotos operarem a aeronave até uma altura de decisão de 150 pés (SA-CAT I), ao contrário da altura de decisão normal de 200 pés, o SVGS permite a conclusão segura de mais missões sob baixa visibilidade, aumentando a eficiência operacional e permitindo o pouso durante condições climáticas adversas.

Ainda que seja popular entre pilotos quando integrado ao Head-Up Display (HUD), o SVGS pode ser usado sem o dispositivo. O sistema ainda pode ser combinado com o Embraer Enhanced Vision System (E2VS), ampliando a capacidade operacional do avião. A Embraer oferece o sistema para novas aeronaves e é compatível com todas as aeronaves Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500 e Praetor 600, podendo ser instalado em qualquer centro de serviços autorizado.

Família Praetor da Embraer é evolução da série Legacy 450 e Legacy 500

“Apenas dois meses após certificar a porta elétrica e implementar o filtro HEPA como padrão, temos o orgulho de certificar mais uma inovação para os jatos Praetor 500 e Praetor 600”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

O SVGS é um item opcional integrado ao cockpit Collins Aerospace Pro Line Fusion utilizado pela família Praetor.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/09/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h25


Mais Notícias