AERO Magazine
Busca

Irmã mais novo

E175-E2 decola pela primeira vez e inicia campanha de ensaios em voo

Aeronave é a terceira da família E-Jet E2 e evento foi o último sob a marca Embraer na aviação comercial


Embraer realiza primeiro voo do E175-E2 a terceira aeronave da família E-Jet E2

A Embraer realizou o primeiro voo com o E175-E2, decolando das instalações da empresa em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O modelo é o terceiro integrante da família E-Jets E2, devendo agora dar início a uma rigorosa campanha de ensaios em voo, prevista para durar 24 meses.

O E175-E2 decolou às 11h07 da manhã e realizou um voo de duas horas e dezoito minutos, sob controle do comandante Mozart Louzada, juntamente com o primeiro oficial Wander Almodovar Golfetto e os engenheiros de voo Gilberto Meira Cardoso e Mario Ito. De acordo com a Embraer, a aeronave decolou e pousou com controles fly-by-wire no modo normal e o voo inaugural teve como foco a avaliação do desempenho da aeronave, a qualidade do voo e o comportamento dos sistemas.

LEIA TAMBÉM

A Embraer utilizará três aeronaves na campanha de certificação do E175-E2. O primeiro e o segundo protótipos serão utilizados para testes aerodinâmicos, de desempenho e de sistemas, enquanto o terceiro protótipo será usado para validar as tarefas de manutenção e será equipado com interior.

A decolagem do E175-E2 marca a última cerimônia do primeiro voo de uma aeronave comercial da Embraer, visto que a certificação do modelo ocorrerá já sob controle da Boeing Brasil Commercial. A Embraer ficará voltada agora apenas nos segmentos de aviação de negócios e militar. A fabricante brasileira ainda deverá apostar em outros negócios, especialmente em alta tecnologia aeroespacial.

Em comparação ao E175 de primeira geração, o E175-E2 possui uma fileira adicional de assentos, podendo ser configurado com 80 assentos em duas classes ou até 90 em classe única. O avião deverá economizar até 16% em combustível e 25% nos custos de manutenção por assento em comparação ao E175.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/12/2019, às 12h00 - Atualizado às 12h53


Mais Notícias