AERO Magazine
Busca

Novo brasileiro

Embraer planeja avançar no seu novo projeto de aeronave turbo-hélice

Novo projeto contará com pegada ecológica e terá capacidade para até 100 passageiros


Futuro avião regional turbo-hélice terá capacidade similar aos ATR 72 e Dash-8

A Embraer poderá desenvolver uma nova aeronave turbo-hélice voltada para o mercado regional, com capacidade entre 70 e 100 assentos. O conceito tem sido estudado pelo fabricante brasileiro desde meados da década passada, mas mudanças no perfil do mercado e a quase fusão com a Boeing adiaram o avanço do projeto.

A revelação sobre o estudo ocorreu durante a apresentação do chefe de marketing e estratégia da Embraer Aviação Comercial, Rodrigo Silva e Souza, na versão digital do Farnborough Airshow Connect. O executivo afirmou que o programa deverá atender a mercados com baixa demanda e aeroportos de difícil acesso por jatos comerciais. Além disso, a intenção é utilizar novas tecnologias para tornar o modelo mais ecológico em todas as etapas da operação.

Com os avanços do projeto a Embraer aposta no uso maciço de novas tecnologias para ganhar mercado frente a aeronaves estabelecidas no mercado, como os bem-sucedidos modelos da europeia ATR e dos canadenses Dash-8.

Todavia, a evolução de uma aeronave turbo-hélice dependerá de uma reação do mercado de aviação regional, no pós-pandemia. Ainda que tenha potencial de crescimento no médio prazo, os custos envolvidos no desenvolvimento podem ser um desafio adicional no momento atual para a indústria aeroespacial.

O projeto básico, baseado nas tecnologias atuais, poderia ser finalizado até meados de 2025. Contudo, caso a Embraer opte por um modelo disruptivo, com propulsão híbrida ou elétrica, o projeto pode ser finalizado apenas após 2030. Ainda assim a Embraer não tem qualquer cronograma oficial para lançar um futuro avião.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/07/2020, às 16h30 - Atualizado às 17h46


Mais Notícias