Versão especial do Super Tucano, designada como A-29N, terá novos equipamentos conforme o padrão da OTAN
A Embraer anunciou o lançamento do A-29N Super Tucano, uma versão dedicada a atender aos requisitos da OTAN. Entre os diferenciais do modelo estão um novo conjunto de datalink, certificação especial para operação de ataque dentro dos requisitos JTAC, entre outros.
O anúncio foi feito hoje (12) durante o segundo dia da LAAD 2023. Embora tenha sido ofertado como um novo padrão, não existe, no momento, nenhum cliente para o A-29N que será agora formalmente oferecido aos países membros da OTAN.
“Esta é uma nova etapa na vida operacional do A-29 Super Tucano”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Vemos muitas possibilidades de aplicação do A-29N no momento. Vários países europeus têm mostrado interesse em capacidades específicas da aeronave que agora introduzimos com esta versão.”
O A-29 Super Tucano tem ampla presença no mercado internacional, sendo operado por mais de quinze forças aéreas ao redor do mundo, e colecionando um bom registro de vitórias em combate, em especial na Força Aérea Colombiana.
O Super Tucano pode cumprir uma série de missões, indo do treinamento avançado até vigilância, interceptação, patrulha e ataque.
Um dos destaques do modelo dedicado a OTAN é sua capacitação para atender aos requisitos do Joint Terminal Attack Controller (JTAC), onde um operador em terra coordena e dirige a ação de engajamento do avião durante um ataque de apoio aéreo aproximado.
Por André Magalhães
Publicado em 12/04/2023, às 10h10
+lidas