AERO Magazine
Busca

União faz a força

Embraer firma convênio para realização de testes da COVID-19

Parceria com a Unesp prevê aporte de R$ 4 milhões para o processamento de 40 mil exames


Unesp receberá aporte financeiro para realizar testes RT-PCR, considerados os mais avançados para o diagnóstico do coronavírus

A Embraer e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) firmaram parceria para viabilizar o processamento de 40.000 testes de diagnóstico da COVID-19 nas regiões de São José dos Campos, Araraquara (Gavião Peixoto) e Botucatu, cidades no interior do estado de São Paulo.

A Embraer realizará uma doação de R$ 4 milhões para execução dos exames, coleta de amostras, transporte e diagnóstico para a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), que repassará os recursos para seus laboratórios de exames patológicos.

LEIA TAMBÉM

O material coletado será enviado para as unidades da Unesp dedicadas ao processamento da metodologia RT-PCR, exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico do novo coronavírus e o resultado deverá sair em até 16 horas após o recebimento das amostras pelo laboratório.

A Embraer afirma que o acordo é uma forma de apoiar às comunidades onde mantém suas principais plantas industriais, além de aliviar a demanda sobre a universidade. O objetivo da iniciativa voluntária é unir esforços para acelerar o diagnóstico de pacientes com sintomas compatíveis com a doença, nesse momento de crise de saúde pública.

Em nota a Embraer afirma que será disponibilizado aos municípios uma cota de processamento dos testes, sendo 20 mil para São José dos Campos, 15 mil para Araraquara e cinco mil para Botucatu. Uma reserva técnica de até 20% das análises será dedicada, se necessário, aos colaboradores da empresa que apresentarem eventualmente um quadro clínico indicado para o teste, conforme o protocolo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/05/2020, às 15h10 - Atualizado às 15h55


Mais Notícias