AERO Magazine
Busca

Sem piloto e com bateria

Embraer fecha acordo para aeronave elétrica autônoma

Parceria com empresa do Vale do Silício permitirá avançar no desenvolvimento de avião agrícola elétrico


Pyka Pelican

Pelican é um avião autônomo elétrico voltado para pulverização agrícola

A Embraer planeja acelerar a viabilidade do uso de aeronaves autônomas em diversas frentes de mercado. Hoje (23) a subsidiária EmbraerX, voltada para pesquisas avançadas, fechou um acordo com a norte-americana Pyka, para o desenvolvimento de um avião agrícola autônomo.

O acordo é voltado para desenvolvimento de tecnologias, certificação, operação e futura comercialização do Pelican, uma aeronave agrícola de asa fixa totalmente elétrica e autônoma, desenvolvida pela Pyka.

Além do estudo técnico e desenvolvimento de novas tecnologias, as companhias vão buscar oportunidades de potencializar serviços comerciais autônomos, conforme a operação da aeronave Pelican se desenvolver no Brasil nos próximos anos.

As duas empresas planejam trabalhar em processos experimentais mais ágeis, visto a flexibilidade operacional de aeronaves agrícolas, com foco no mercado de agricultura de precisão.

“A inovação e capacidade tecnológica da Pyka estão alinhadas com a nossa estratégia de acelerar a criação de novos modelos de negócios por meio de parcerias com potencial de crescimento exponencial”, explicou Daniel Moczydlower, head da EmbraerX.

Atualmente o Pelican já é utilizado em algumas regiões da América Central, permitindo aumentar a produtividade, além de testar a nova tecnologia em um ambiente agrícola exigente. O Brasil é considerado um potencial cliente para o modelo, especialmente pela elevada demanda projetada e pela grande capacidade agrícola nacional.

“Estivemos muito focados na certificação e na entrega de uma espetacular aeronave autônoma e elétrica para servir aos nossos clientes. Agora estamos ao lado de uma líder da indústria, em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, para ajudar a escalar o nosso negócio de aviões elétricos”, disse Michael Norcia, CEO e co-fundador da Pyka.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/09/2021, às 18h05 - Atualizado em 26/09/2021, às 12h59


Mais Notícias