AERO Magazine
Busca

Páginas da história

C-47 que participou do Dia D estará em show aéreo nos EUA

Aeronave esteve em ação na histórica batalha na Normandia e mantém condições de voo


Douglas C-47

C-47 Placid Lassie participou de diversas missões ao longo da Segunda Guerra

O Placid Lassie, um dos mais importantes C-47 ainda em condições de voo, vai participar de um show aéreo nos Estados Unidos. O avião que rebocou planadores sobre a Normandia, França no Dia D, largou pára-quedistas na Operação Market Garden e reabasteceu a cidade sitiada de Bastogne durante a Batalha do Bulge, estará exposta no Warbirds Over the Beach Air Show, que acontecerá em Virginia Beach, entre os dias 2 e 3 de outubro.

O avião teve ainda participação especial nas comemorações dos 75 anos do Dia D, quando foi o líder do Esquadrão composto por quinze C-47 e DC-3, que voou dos Estados Unidos para a Normandia, França, em 2019.

Atualmente o histórico avião pertence ao Tunison Foundation, que inclui o D-Day Squadron e o DC-3 Society, que visam preservar a memória dos combatentes e pilotos que voaram a família DC-3 e C-47.

“Placid Lassie é uma ferramenta educacional e uma aeronave de história viva que inspira e motiva todas as pessoas, jovens e idosos”, destacou Eric Zipkin, presidente da Tunison Foundation.

A presença do Placid Lassie ainda coincide com a celebração do aniversário de um ano da DC-3 Society, criada para documentar e exibir todas as realizações do DC-3 na guerra e paz.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/09/2021, às 13h00 - Atualizado às 15h26


Mais Notícias