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Nova geração

Embraer entregou o primeiro Phenom 100EX no Brasil

Phenom 100EX recebeu uma série de melhorias em relação aos antecessores e a Embraer entregou o primeiro exemplar para um operador no Brasil


O Brasil atualmente tem a segunda maior frota global de Phenom 100, com mais de 110 aviões em serviço - Embraer
O Brasil atualmente tem a segunda maior frota global de Phenom 100, com mais de 110 aviões em serviço - Embraer

A Embraer anunciou hoje (23), que entregou recentemente o primeiro Phenom 100EX no Brasil. O avião de negócios da categoria muito leve (VLJ, na sigla em inglês) foi lançado no ano passado, sendo uma evolução da família Phenom 100.

O Phenom 100EX é a quarta geração da família Phenom 100, que recebeu uma série de melhorias em relação aos antecessores, incluindo sistemas inéditos na categoria, como o Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS), algumas melhorias na suíte de aviônicos, como parte do Prodigy Touch, baseado no Garmin 3000, adição do FlightStream 510, aproximação estabilizada, previsão de tesoura de vento (windshear), radar com varredura 3D automática com previsão de raios e granizo.

Embora o Phenom 100 tenha reduzido nos últimos anos seu volume de entregas no Brasil, a frota nacional soma 116 aeronaves, incluindo a entrega recente, o equivalente a mais de um quarto da frota global.

Em nota a Embraer afirma que o novo Phenom 100EX foi adquirido por um operador que já tinha um Phenom 100 da primeira geração, lançado há quase 20 anos. O avião tem sido usado pelo empresário do setor de equipamentos pesados como ferramenta de negócios, permitindo aumentar a produtividade semanal, com visitas as filiais e clientes distantes geograficamente.

Em suas rotas mais frequentes, o avião será usado principalmente a partir da Região Sul, com destino a diversas cidades do país, incluindo voos para o Sudeste e Centro-Oeste, muitos desses destinos não atendidos por voos regulares ou com baixa frequência.

O Phenom 100EX tem teto operacional de 41.000 pés (12.497 metros), alcance máximo de 1.178 milhas náuticas (2.182 km) com reservas NBAA IFR, e velocidade de cruzeiro de 406, sendo capaz de atingir velocidades de até Mach 0,70.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/09/2024, às 15h00


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