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Alta de 47%

Embraer entregou 47 aviões no segundo trimestre

Volume de entregas da Embraer cresceu 47% no segundo trimestre, carteira de pedidos está avaliada em mais de US$ 17 bilhões


Embraer firmou novos contratos para a família E2 - Divulgação
Embraer firmou novos contratos para a família E2 - Divulgação

A Embraer informou hoje (03), que entregou 47 aviões no segundo trimestre de 2023, sendo 17 comerciais e 30 executivos, alta de 47% na comparação anual.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a Embraer registrou as entregas de 24 aviões comerciais e 38 jatos executivos, totalizando 62 aeronaves, crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram entregues 46 jatos.

O avião comercial mais entregue no segundo trimestre foi o E175, com dez unidades, seguido pelo E195-E2 com sete exemplares.

No segmento executivo, a linha de jatos leves é destaque, com um Phenom 100 e 18 Phenom 300 entregues, acompanhados pelos médios Praetor 500 e 600, com seis e cinco entregas, respectivamente.

A carteira de pedidos firmes (backlog) da Embraer no trimestre encerrado em junho, totalizava US$ 17,3 bilhões.

As vendas no segundo trimestre foram impulsionadas durante a edição do Paris Air Show, com a assinatura do contrato de sete novos E175 para a American Airlines e seis E195-E2 para a espanhola Binter.

Ainda durante o período, a fabricante firmou três acordos com a empresa de leasing Azorra, que fornecerá oito aviões da família E2 à Royal Air Jordanian, nove Embraer 190-E2 para a Scoot e dez E195-E2 para a SKS Airways, da Malásia. 

Ainda na Ásia, a companhia aérea indiana Star Air, iniciou as operações de seus quatro E175.

Já na aviação executiva, a NetJets fechou a aquisição de até 250 opções de jatos Praetor 500, em um negócio avaliado em cerca de US$ 5 bilhões. As entregas estão programadas para ocorrer a partir de 2025.

Por fim, na divisão de Defesa & Segurança, a Embraer assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Saab para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia e para prospectar clientes do Gripen na América Latina.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 03/08/2023, às 23h00


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