AERO Magazine
Busca

Guerra ao vírus

Embraer doa sistema que reduz contaminação por covid-19 em hospitais

Projeto permite transformar leitos comuns em áreas de isolamento com elevado grau de segurança e baixo custo


Aparelho portátil alia baixo custo e capacidade de transformar leitos comuns e áreas de isolamento

A Embraer anunciou que vai doar 50 sistemas portáteis de controle biológico para leitos regulares de hospitais públicos do interior paulista. O objetivo é ampliar a segurança hospitalar, evitando a propagação do novo coronavírus e reduzindo possibilidade de contágio dos profissionais de saúde que mantêm contato com pacientes nesses ambientes e de outras pessoas em circulação pelo local.

O sistema conhecido como ATMUS foi desenvolvido pela Enebras, empresa especializada em soluções de ar condicionado para a área da saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. O dispositivo permite converter rapidamente leitos comuns em áreas de isolamento e tratamento critico durante o período da pandemia. O investimento é superior a meio milhão de reais. Os dispositivos serão doados para cidades de Araraquara, Botucatu e São José dos Campos, onde o fabricante possui presença.

A tecnologia evita a propagação do novo vírus entre os leitos por meio de pressurização negativa, onde a pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes do hospital, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para um filtro de alta eficiência e com lâmpadas germicidas do tipo UVC antes de ser expelido, sem contaminantes, para um ambiente externo. Através de um processo físico elementar, o ar de maior pressão dos demais ambientes impede a saída de ar da área isolada, prevenindo assim a contaminação de outros lugares.

Sistema filtra o ar e isola ambientes através de pressão negativa, evitando contaminação de outras áreas

A Embraer está cooperando no processo para otimizar o conceito original com base em sua experiência no desenvolvimento de projetos aeronáuticos, sendo responsável pelo detalhamento técnico e estratégia de industrialização para rápido aumento de produção dos aparelhos.

Os equipamentos estão sendo fabricados na Enebras, em São Paulo, e expectativa é que as primeiras unidades sejam entregues às secretarias municipais de saúdes nas próximas semanas.  Por ser portátil, o ATMUS requer baixo investimento de instalação e facilita a mobilidade dentro de um ambiente hospitalar para uso da pressão negativa em diferentes locais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 30/06/2020, às 12h30 - Atualizado às 12h37


Mais Notícias