Processo de qualificação permite ampliar a capacidade do cargueiro brasileiro
KC-390 atinge capacidade de reabastecimento mútuo é inédita na categoria
A Embraer concluiu o processo de qualificação de reabastecimento em voo entre dois KC-390, avançando no desenvolvimento do programa do cargueiro militar tático.
A conclusão do reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium amplia a capacidade do modelo, que pode avançar no número de missões realizadas, especialmente em operações de busca e salvamento.
Com a capacidade de ser reabastecido pelo mesmo tipo de avião, o KC-390 permite a Força Aérea Brasileira ampliar sua capacidade, ao mesmo tempo que mantém uma frota padronizada de aviões e com menores custos operacionais. O processo amplia consideravelmente a autonomia (tempo de voo) dos aviões em missões especificas, ou permitem expandir o alcance em viagens de ultralongo curso.
Um dos destaques do procedimento é que a capacidade de transferência de combustível em voo entre os dois aviões, utilizando o sistema de sonda e cesta, é única nesta categoria.
Os ensaios em voo foram realizados pela Embrar em sua planta industrial de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em voos em áreas destinadas a testes.
Toda a campanha de ensaios contou com a a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as qualidades de voo do avião durante o processo de transferência de combustível, assim como a baixa carga de trabalho para a tripulação de ambas aeronaves (o tanque e o que está sendo reabastecido).
Ainda que esteja em processo de validação de todas as capacidades de projeto, a frota de quatro KC-390 operados pela FAB, basicamente como cargueiros táticos, superou as 2.400 horas de voo.
O KC-390 teve seu batismo de fogo semanas após ser entregue para a FAB, iniciando o apoio a Operação Covid, e na sequencia ainda voando para o Líbano em apoio as ajuda humanitária após a explosão do porto de Beirute.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/04/2021, às 15h33 - Atualizado às 15h43
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