Dois modelos de aviões executivos da Embraer completaram testes de voo com combustível 100% sustentável
Os aviões executivos Phenom 300E e Praetor 600, da Embraer, completaram os mais recentes testes de voo com combustível de aviação sustentável (SAF).
Eles foram realizados nas instalações norte-americanas do fabricante e contaram com a participação de fornecedores de motores e sistemas de combustível, incluindo a Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada e Safran. O SAF é uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%, quando comparado ao combustível de aviação tradicional.
A Embraer espera que as suas operações sejam carbono zero até 2040, dentro da meta do setor de neutralizar as emissões até o meio do século. “É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
Atualmente, todas as aeronaves do fabricante brasileiro podem utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação (Jet A1).
A Embraer está presente na Adex 2023, feira de defesa e segurança que começou hoje (16), em Seul, na Coreia do Sul.
Na edição de 2022, a Embraer assinou uma série de Memorandos de Entendimento com empresas aeroespaciais sul-coreanas, como a Astg (Aerospace Technology of Global), a EMK (EM Korea Co.) e a Kencoa Aerospace, para fortalecer a colaboração com parceiros da indústria de defesa local, para o futuro fornecimento de peças para o C-390 Millennium.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/10/2023, às 08h23
+lidas