AERO Magazine
Busca

40 mil voltas ao redor do mundo

Em duas semanas Flight Simulator realizou mais voos que a aviação real

Simulador recém-lançado registra 26 milhões de voos e mais de 1 bilhão de milhas voadas por pilotos virtuais


Segundo dados da Microsoft o TBM 930 é o avião mais usado atualmente no Flight Simulator 2020

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

O lançamento do aguardado Flight Simulator 2020 se tornou o maior marco de toda a história do Xbox Game Pass para PC (Beta). Em apenas duas semanas a Microsoft, produtora do simulador, foram mais de um milhão de downloads únicos.

Os números são surpreendentes até mesmo para a franquia do tradicional simulador, que em 38 anos de história jamais havia obtido números tão elevados em tão curto espaço de tempo. Além disso, em duas semanas foram realizados mais de 26 milhões de voos e registrou mais de 1 bilhão de milhas até o momento – o equivalente a voar ao redor do mundo mais de 40 mil vezes.

Comparativamente, a comunidade de entusiastas do Flight Simulator, que inclui milhares de pilotos reais, voaram proporcionalmente mais no mundo virtual do que a aviação comercial no mundo real no período.

Outra curiosidade foi o expressivo número de pilotos virtuais acompanhando o furação Laura, exibido no simulador em tempo real. Os entusiastas puderam ver de perto não apenas os parâmetros de vento do furacão em diversas altitudes, mas acompanhar a evolução do uso de dados do mundo real na simulação. O Flight Simulator há quase duas décadas permite usar dados climatológicos reais no software, mas a versão atual amplia o grau de realismo dinâmico. Cabe ressaltar que mesmo com menor fidelidade dinâmica, a maioria dos simuladores de voo atuais possibilita obter dados do mundo real para inserir nos voos virtuais.

Entre os modelos comerciais o Airbus A320neo é atualmente o mais popular do simulador

O Microsoft Flight Simulator tem uma história rica como a franquia mais antiga da Microsoft, e temos o orgulho de anunciar que estamos comemorando o maior lançamento do simulador em 38 anos.

“Em nome de toda a equipe, gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos os fãs que começaram a explorar o mundo e a magia de voar conosco”, disse a Microsoft em nota.

A Microsoft afirma ainda que deverá aperfeiçoar constantemente a plataforma, com lançamento de novas atualizações do mundo real, de dados de simulação e futuros DLC temáticos. “ Para cada bilhão de milhas, temos o prazer de ver a comunidade curtindo o Microsoft Flight Simulator e ajudando a melhorar a experiência por meio de seus feedbacks”.

A cidade do Rio de Janeiro está entre as mais detalhadas no país, ainda que não integre as cidades mais fiéis do simulador

Porém, rodar o software requer um equipamento de ponta e uma internet veloz. Apenas como comparação, hoje as placas de vídeo da série RTX 2080, ainda o topo de linha da Nvidia, em nível comercial, não possui capacidade para rodar adequadamente o Flight Simulator 2020 no modo ultra, com máximo de realismo em cenários, clima e aeronaves. Apenas a nova série RTX 3000 permitirá expandir a qualidade gráfica ao máximo realismo do simulador.

Em condições corretas de luz e precipitação é possível ver um arco-íris no Flight Simulator 2020

De acordo com dados do Xbox, o Daher TBM 930 foi o avião mais popular entre pilotos, seguido do Cessna CItation CJ4 e do Airbus A320neo. O aeroporto nova iorquino John F. Kennedy, por ora, é com maior número de voos virtuais. Além disso, o voo mais longo registrado até o momento durou 10h39 e percorreu uma distância de 7.623 km.

O mais curioso, o grau de realismo nos cenários é tão grande que o destino mais popular é a própria casa do piloto virtual. A maioria dos entusiastas assim que decolam buscam localizar onde moram, em algumas cidades como Nova York, Londres e Dubai, é possível localizar a exata réplica virtual de toda cidade. Outros destinos como São Paulo e Rio de Janeiro, os dados são baseados em satélites, permitindo visualizar a certa distância detalhes impressionantes da cidade, incluindo onde mora, vizinhança, entre outros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/09/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h24


Mais Notícias