AERO Magazine
Busca

Em pouco mais de um ano

Drones voaram mais de 5.000 km pela costa de capital do Nordeste

Dedicados ao transporte de cargas, drones já registraram mais de 5.000 km de voos pela costa de uma capital do Nordeste


O poder público local quer agora desenvolver um conjunto de iniciativas e medidas para regulamentar o uso dos drones - Speedbird Aero/Divulgação
O poder público local quer agora desenvolver um conjunto de iniciativas e medidas para regulamentar o uso dos drones - Speedbird Aero/Divulgação

Em pouco mais de um ano, uma capital do Nordeste já registrou mais de 5.000 km sobrevoados por drones em sua costa, depois que as operações comerciais de uma empresa foram iniciadas na região.

Aeronaves da Speedbird Aero partem diariamente de um droneporto do Mercado do Peixe, em Salvador, transportando amostras de pacientes de quatro laboratórios e um hospital. O primeiro pouso é feito no Jardim dos Namorados, onde recebe novas amostras, e parte para seu ponto final, a praia de Jaguaribe, onde os materiais seguem por terra até a cidade baiana de Lauro de Freitas.

Este tipo de transporte também contempla a ilha de Itaparica, com travessias de aproximadamente 10 km. No período, mais de três toneladas de cargas, com quase 2.000 voos realizados. 

Tendo em vista o crescimento do uso deste modal, a Prefeitura de Salvador quer desenvolver um conjunto de iniciativas e medidas para regulamentar o uso dos drones na cidade, permitindo que, futuramente, operadores possam ter acesso até a benefícios fiscais, caso as atendam.

Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, disse: “Através de iniciativas como esta, podemos não apenas impulsionar a eficiência e a conveniência das entregas, mas também garantir a segurança e o respeito às regulamentações vigentes”.

Ao longo dos próximos dois anos, provas de conceito para cada um dos usos estudados pela Prefeitura, com a participação dos operadores de drones credenciados e dos servidores públicos das diversas secretarias envolvidas. 

Os resultados das experimentações serão divulgados em um portal público específico e orientarão a atualização de políticas setoriais e a legislação municipal, conformando-a aos novos usos possíveis de aeronaves não tripuladas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/04/2024, às 09h08


Mais Notícias