Aeronave eVTOL Harpia P-71 realizou o primeiro voo com sucesso de seu drone agrícola em São José dos Campos
O maior drone agrícola do mundo está em fase final de desenvolvimento pela brasileira Psyche Aerospace, sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O protótipo do Harpia P-71 realizou recentemente sei primeiro voo, sendo a sexta versão do modelo destinado a avaliação de desempenho.
O drone foi desenvolvido para pulverização de grandes áreas, medindo oito metros de comprimento, com autonomia superior as dez horas, peso máximo de decolagem de 720 quilos e uma taxa de fluxo entre um e 60 litros/hectare.
O modelo conta com recurso de Inteligência Artificial para otimização da operação, sendo capaz de retornar para reabastecimento de forma independente. O modelo acopla em uma estação chamada Beluga, que abriga os defensivos necessários para a pulverização, fazendo o procedimento de forma autônoma.
Para Victor Galvão, mestre em engenharia e responsável pela tecnologia e engenharia do projeto, o desenvolvimento do P-71 representou um enorme desafio pela estrutura e robustez do eVTOL.
“Tanto pelo peso, energia, controle e estrutura, fomos instigados a fazer algo novo e desafiador. Hoje não existem referências para drones grandes. Tudo o que fizemos foi inédito, com todas as variáveis que o projeto de um eVTOL exige, mas com a complexidade e as dimensões muito maiores que os modelos convencionais”, disse Galvão.
Inserida no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, a Psyche Aerospace é uma startup que conta com uma fábrica de 2 mil metros quadrados na região sul da cidade e e planeja iniciar a produção em massa dos veículos ainda este ano.
Por Micael Rocha
Publicado em 02/04/2024, às 13h00
+lidas