Restrições para pousos por conta da ação dos ventos serão adotadas até que saia uma correção de software
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) determinou novas restrições aos operadores dos jatos executivos G500 e G600, da Gulfstream, por conta das condições dos ventos durante os pousos.
Uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) publicada nesta sexta-feira (6) obriga a adoção de atualizações recentes feitas pelo manual do fabricante, referentes a pousos manuais, estabelecendo que a velocidade máxima do vento que os pilotos estão autorizados a aterrissar é de 15 nós (27 km/h), considerando também as rajadas. A AD também determina que, caso estas excedam 5 nós (9 km/h), as aeronaves não estão autorizadas a pousar e, além disso, os pilotos deverão adicionar 10 nós (18 km/h) à velocidade referência de pouso.
A decisão foi motivada após duas ocorrências envolvendo pousos duros (hard landings), por conta da ativação equivocada da função que limita o ângulo de ataque dos jatos. Os casos aconteceram em fevereiro de 2020 e no último dia 4 de abril.
A Gulfstream notificou os operadores dos modelos afetados, no último dia 29, e informou que até o fim do ano vai liberar uma correção de software que permitirá que as restrições, que entrarão em vigor na próxima segunda-feira (9), sejam suspensas.
Marcel Cardoso
Publicado em 06/05/2022, às 16h35
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