Conforme tradição, as aeronaves com novos pilotos foram interceptadas pelos A-29 da Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça selecionou seus dois novos pilotos na última terça-feira (27), um capitão e um tenente da Academia da Força Aérea (AFA).
As aeronaves com os instrutores de voo, o capitão Everson Lacerda e o tenente Giovanni Loures, foi interceptada pelos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça e o anúncio da nomeação foi feita pelos fumaceiros, conforme a tradição da equipe.
Durante seu voo como instrutor, em um T-25 Universal, o avião do tenente Loures foi escoltado pelos A-29 da Fumaça, pilotados pelos major Natalício e pelo capitão Pereira.
"Me lembro de quando ainda eu era um cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo", disse o Loures.
A segunda interceptação foi de um T-27M Tucano, com o instrutor Everson Lacerda. Após a aproximação dos Super Tucano, foi anunciado via rádio a aprovação do nome do aviador.
"Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, disse o Lacerda.
Familiares de ambos os pilotos participaram do momento especial nas comemorações feitas na AFA, sede da Esquadrilha, localizada em Pirassununga, interior do estado de São Paulo.
Os novos fumaceiros só irão compor efetivamente a equipe em 2024, pois passarão por um intenso curso de acrobacias em formação e outros aprendizados.
Pra ser um fumaceiro, como são chamados os pilotos do esquadrão, é necessário ser instrutor de voo com experiência e ter voado ou estar voando em alguma unidade operacional, como caça, transporte, patrulha ou asas rotativas.
Tendo tais requisitos, o candidato formalmente comunica sua intenção de entrar na Esquadrilha da Fumaça e uma avaliação é feita pelos demais pilotos.
Por André Magalhães
Publicado em 30/06/2023, às 09h00
+lidas