Relatório confirma que os dois motores do Boeing 737-800 da Jeju Air colidiram com aves durante a aproximação para pouso
O Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferroviários da Coreia do Sul divulgou nesta segunda-feira (27), o relatório preliminar sobre o acidente envolvendo um Boeing 737-800 da Jeju Air, que resultou na morte de 179 pessoas, no último dia 29 de dezembro.
As autoridades do país asiático confirmaram que ambos os gravadores da aeronave, o gravador de voz da cabine (CVR) e o gravador de dados de voo (FDR), pararam de funcionar minutos antes do impacto. Além disso, foram encontrados vestígios de penas e manchas de sangue de pássaros nos motores da aeronave.
O voo 7C2216, operado pela aeronave de matrícula HL8088, decolou do aeroporto internacional de Bangkok (BKK) com destino ao aeroporto internacional de Muan (MWX) por volta das 4h30, horário local. A bordo estavam 181 pessoas, incluindo seis membros da tripulação e 175 passageiros.
Por volta das 8h54, os pilotos entraram em contato com o controle de tráfego aéreo (ATC), que autorizou a aeronave a pousar na pista 01 de MWX. No entanto, três minutos depois, às 8h57, a torre alertou os pilotos sobre a presença de aves na área e recomendou cautela durante a aproximação. Logo após o alerta, tanto o CVR quanto o FDR pararam de funcionar. Os investigadores não forneceram detalhes sobre as razões da falha nos gravadores.
Às 8h58, os pilotos realizaram uma chamada de emergência (mayday) informando sobre uma colisão com aves durante a tentativa de pouso. Durante a manobra de arremetida, a aeronave, que estava sobrevoando a pista 01, fez uma curva à direita e tentou pousar na pista 19. Contudo, o 737-800 fez um pouso de barriga sem o trem de pouso acionado, ultrapassou a pista e colidiu com uma mureta, incluindo os localizadores instalados, resultando em incêndio.
Os investigadores examinaram os motores da aeronave e encontraram penas e manchas de sangue nos dois motores. As amostras coletadas foram enviadas para análise de DNA e identificadas como de uma espécie de pato migratória que chega à Coreia do Sul durante o inverno. Autoridades afirmaram que as aves estavam presentes na área de aproximação, como mostrado em imagens de câmeras de segurança.
Os próximos passos da investigação incluem a desmontagem dos motores, análise detalhada dos dados do CVR e FDR, e investigação das evidências encontradas na mureta, nos localizadores e no impacto com aves. "Essas atividades de investigação têm como objetivo determinar a causa precisa do acidente. Além disso, questões consideradas necessárias para a segurança ou quaisquer outras melhorias serão revisadas e podem levar a recomendações urgentes de segurança", segundo autoridades da ARAIB.
O Conselho Nacional de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (NTSB) e o Bureau Francês de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA) estão colaborando na investigação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/01/2025, às 09h26
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