AERO Magazine
Busca

Gigante francês

Dassault Group trocará seu CEO em janeiro de 2025

A Dassault Group confirmou que fará a troca de comando em janeiro de 2025, com Éric Trappier assumindo como CEO


Éric Trappier ocupa atualmente o cargo de CEO da Dassault Aviation, responsável pelos caças Rafale e jatos da família Falcon - Dassault
Éric Trappier ocupa atualmente o cargo de CEO da Dassault Aviation, responsável pelos caças Rafale e jatos da família Falcon - Dassault

O Grupo Industrial Marcel Dassault (GIMD) confirmou a troca no comando em janeiro de 2025, quando Éric Trappier sucederá a Charles Edelstenne como presidente da holding. A mudança foi comunicada pelo conselho fiscal, presidido por Thierry Dassault e na presença de demais membros da família Dassault, que detém o controle do conglomerado.

Segundo comunicado, Éric Trappier manterá seu cargo como CEO da Dassault Aviation, a divisão da empresa que é responsável pela produção dos caças Rafale e dos jatos executivos Falcon.

Edelstenne, de 87 anos, assumiu como CEO do grupo, em maio de 2018, após o falecimento de Serge Dassault, filho do fundador da empresa, Marcel Dassault. O executivo contava com ampla experiência na companhia, onde atuou como vice-presidente executivo de gestão internacional, tendo papel preponderante durante a venda dos caças Mirage 2000-9 aos Emirados Árabes Unidos (1998) e seleção do caça Rafale para a Índia em 2012.

Formado em engenharia pela Telecom SudParis, Trappier (63) serviu a Marinha Francesa como oficial até 1984, quando ingressou na Dassault Aviation como engenheiro de sistemas no departamento de design da unidade de jatos de negócios, e ao longo da carreira ocupou diversos cargos, até assumir como CEO da Dassault Aviation. Atualmente é membro da Legião de Honra Francesa e Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito.

Na Dassault Aviation, Trappier foi responsável pelo lançamento de diversos aviões de sucesso e diante dos entraves dos motores para o Falcon 5X, tomou a iniciativa de cancelar o programa e relança-lo como Falcon 6X, que adicionou uma série de melhorias ao projeto. O mais recente projeto sob gestão direta do executivo é o desenvolvimento do Falcon 10X, com certificação programada para 2025.

O Dassault Group é uma holding que controla diversas empresas, como a Dassault Aviation, Dassault Systèmes, o jornal Le Figaro, Immobilière Dassault (do ramo imobiliário), a vínicola Dassault Wine Estates (incluindo Saint-Émilion, Château Dassault) e Artcurial, especializada em leilões de obras de arte.

No Brasil a Dassault tem uma longa história, com a presença há várias décadas dos jatos da família Falcon, tendo incluindo realizado a primeira venda global do Falcon 10X para operadores brasileiros. Além disso, mantém um centro de serviços próprio no país, que recentemente foi transferido de Sorocaba, para o aeroporto Catarina, ambos no interior paulista.

Na aviação militar a Dassault foi responsável pela introdução da era supersônica na Força Aérea Brasileira, com a venda dos caças Mirage III, nos anos 1970. Na sequência um acordo para unidades usadas do Mirage 2000 foi a opção temporária da FAB para a manutenção da capacidade de combate do 1° Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis.

Micael Rocha
Publicado em 12/02/2024, às 12h00


Mais Notícias