AERO Magazine
Busca

EAA Airventure 2025

Alunos finalizam estágio internacional em aviação em Oshkosh

Daher e GAMA encerram estágio internacional que conecta estudantes dos EUA e Europa com projetos reais na indústria aeroespacial


Programa oferece experiência global a estudantes de engenharia aeronáutica nos EUA e Europa - Daher
Programa oferece experiência global a estudantes de engenharia aeronáutica nos EUA e Europa - Daher

Quatro estudantes de engenharia aeronáutica dos Estados Unidos e da Europa concluíram esta semana o programa de estágio internacional promovido pela Daher Aircraft em parceria com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA).

A iniciativa oferece experiência prática, com intercambio nos dois continentes, e busca formar a próxima geração de profissionais para o setor. O estágio foi finalizado durante o EAA AirVenture 2025, em Oshkosh, onde os estudantes participaram das atividades atividades logísticas e operacionais ao lado da equipe da Daher.

Representando os Estados Unidos estão Oliver Rosewell, da Purdue University, e Michael Novak, da University of Virginia. Pela Europa, participam Olivier Legrand, aluno do ICAM em Lille, França, e Joël Schlüter, do Evering Institute, em Bordeaux, Alemanha.

Daher
Legrand e Joël Schlüter (esquerda); e Oliver Rosewell ao lado de Michael Novak

Rosewell e Novak atuaram na sede da Daher em Tarbes, França, colaborando com as áreas de produção e montagem final da família de aeronaves TBM. Legrand e Schlüter trabalharam na unidade de Sandpoint, Idaho, onde são produzidos os modelos Kodiak.

Segundo Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft, o programa é mais do que uma simples troca transatlântica. “Proporcionamos uma experiência real aos estudantes, demonstrando como inovação, qualidade e trabalho em equipe se traduzem em diferentes culturas”, afirmou.

O presidente e CEO da GAMA, James Viola, ressaltou o papel da iniciativa no desenvolvimento de talentos para o setor. “Permitir que os alunos trabalhem com engenheiros e gestores em dois continentes fortalece suas carreiras e a base da comunidade aeroespacial global.”

Em Tarbes, Rosewell contribuiu com o departamento de pintura do TBM, aprimorando técnicas de modelagem 3D e projeção, enquanto Novak investigou conceitos de física de voo para analisar o impacto da redução da área da asa sobre a velocidade máxima e o uso de flaps duplos para melhorar o desempenho em estol.

Em Sandpoint, Legrand desenvolveu instruções de serviço para a integração de portas USB atualizadas no Kodiak 100, coordenando com engenheiros e técnicos. Schlüter concentrou-se em aviônicos, trabalhando no banco de testes do piloto automático e aprendendo processos de validação de software e hardware.

Criado em 2007 e revitalizado com a parceria da GAMA em 2023, o programa seleciona estudantes com alto desempenho acadêmico e interesse em carreiras internacionais na aviação.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/07/2025, às 10h00


Mais Notícias