Empresa criada na parceria entre Embraer e Telebrás divulgou as primeiras imagens do satélite de alto desempenho
A empresa formada pela Embraer e Telebras chamada Visiona divulgou as primeiras imagens obtidas pelo VCUB1, o primeiro satélite de alto desempenho projetado pela indústria brasileira. O anúncio marca o sucesso da avaliação operacional do satélite, que foi lançado no ano passado.
Com apenas doze quilos, o VCUB1 é equipado com uma câmera de alta resolução e um sistema de comunicação avançado. Esse satélite chamou atenção por ser o primeiro no Brasil a ter um software embarcado totalmente desenvolvido no país, garantindo total autonomia no projeto e abrindo novas oportunidades para o setor espacial brasileiro.
O primeiro ano da missão do VCUB1 foi dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento de seus sistemas. Conclusa essa fase, a Visiona calibrou a câmera e as primeiras imagens foram capturadas. O objetivo inicial do projeto era validar sistemas de navegação e controle - áreas em que o Brasil ainda não havia atingido domínio completo.
O desenvolvimento desse projeto contou com a colaboração de diversas empresas e institutos de ciência e tecnologia brasileiros, tais como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Agência Espacial Brasileira, reforçando a parceria para o avanço do Programa Espacial Brasileiro.
Confira as primeiras imagens realizadas em testes do VCUB1:
Por Micael Rocha
Publicado em 18/10/2024, às 13h15
+lidas