Companhias aéreas do Canadá poderão desembolsar mais de R$ 3.200 por cada reclamação de passageiro que for resolvida
Autoridades de transportes do Canadá estão propondo a cobrança de uma taxa de 790 dólares canadenses (R$ 3.253) às companhias aéreas do país por cada reclamação de passageiro que elas resolverem, independente do resultado.
O valor representa cerca de 60% do custo de resolução de uma reclamação e geraria uma receita de R$ 73 milhões por ano. Desde o início da pandemia de covid-19, o volume deste tipo de demanda está em alta. Segundo a agência canadense de transportes, mais de 22.000 reclamações são resolvidas por ano, gerando custos de R$ 122,5 milhões aos cofres públicos.
As companhias aéreas do país reagiram negativamente à proposta. Em sua conta na rede social LinkedIn, Alexis von Hoensbroech, CEO da WestJet, disse que a medida pode “encorajar o envio de reclamações, mesmo que elas sejam infundadas, na esperança de que as companhias aéreas cheguem a um acordo para evitar uma taxa de processo tão alta”.
Por sua fez, a Air Canada, maior companhia aérea do país, também se mostrou contrária à proposta, classificando-a como preocupante e acrescentou que a taxa seria aplicada mesmo quando a companhia fosse considerada correta em sua decisão sobre compensações.
Até o dia 21 de outubro, uma consulta pública estará recebendo sugestões sobre o tema.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/09/2024, às 09h07
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