Menor avião da família A320neo soma menos de 100 pedidos e rivaliza com o A220 e os Embraer E-Jet E2
A Airbus entregou o primeiro A319neo, a versão de menor capacidade da família A320neo e que conta com aproximadamente 70 pedidos firmes.
As duas primeiras unidades foram destinadas a China Southern, que se tornou o cliente de lançamento do A319neo no mundo. Embora seja o menor avião da série A320, a China Southern adotou uma configuração de três classes, com quatro assentos na executiva, 24 assentos na Premium Economy e outros 108 lugares na econômica.
O modelo rivaliza com o A220, da própria Airbus, que oferece custos operacionais mais competitivos e maior flexibilidade operacional. Comparado aos irmãos maiores, o A320neo soma mais de 3.700 encomendas e o A321neo superou os 4.000 pedidos.
Embora ofereça capacidade máxima para até 160 lugares, em classe única, a expectativa é que a maioria das empresas adote algo entre 120 e 136 assentos.
Para empresas que operam a família A320neo, uma das vantagens do A319neo é sua completa similaridade com os irmãos maiores, desde a manutenção até operação. Contudo, seu peso vazio e sem combustível (MZFW) é de 60,30 toneladas, contra as 50,3 toneladas do A220-100. Os novos aviões regionais da Airbus somam mais de 700 encomendas firmes, um volume quase dez vezes superior ao A319neo.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/02/2022, às 18h18
+lidas