AERO Magazine
Busca

Aviação Geral

Cessna Skylane completa 70 anos

Monomotor de asa alta da Textron Aviation soma mais de 23.000 unidades entregues desde o primeiro voo em 1955


Cessna Skylane
Cessna 182 recebeu diversas melhorias ao longo dos últimos 70 anos - Divulgação

O Cessna Skylane, também conhecido como Cessna 182, celebra 70 anos do primeiro voo, realizado em setembro de 1955. O monomotor de asa alta consolidou-se como uma das aeronaves mais utilizadas na aviação geral, com mais de 23.000 unidades entregues globalmente.

Combinando bom desempenho, alcance, capacidade e baixo custo de manutenção, o Cessna Skylane permanece popular entre operadores privados e escolas de aviação. O modelo é reconhecido pela robustez estrutural e pela capacidade de adaptação a diferentes perfis de operação.

Evolução ao longo das décadas

O projeto nasceu da demanda de mercado por uma versão com trem de pouso triciclo do então bem-sucedido Cessna 180. O programa utilizou grande parte do projeto original, mas ao longo de sete décadas recebeu sucessivas atualizações, sendo uma das mais emblemáticas a adoção da suíte de aviônicos Garmin G1000. Embora tenha passado por diversas mudanças, o projeto básico não perdeu as características originais que o tornaram popular.

"Com aviônicos modernos e um design comprovado, o [Cessna] 182 combina as inovações mais recentes com um legado de confiabilidade", disse Chris Crow, vice-presidente de aviação leve da Textron Aviation

Modernizações recentes

Em 2024, a Textron Aviation realizou algumas melhorias visuais e estéticas ao Skylane,  como painéis de instrumentos em preto, assentos reforçados para maior durabilidade e conectores de headset energizados.

Com um projeto simples e robusto, ao longo de 70 anos a Cessna realizou melhorias pontuais de motorização, acabamento e aviônicos, sem efetivamente buscar mudanças estruturais complexas. Além do elevado custo e risco, uma alteração profunda exigiria uma nova certificação.

O modelo hoje enfrenta concorrência de aviões mais novos, lançados no final da década de 1990, mas segue sendo uma opção de baixo custo e elevada confiabilidade para operadores da aviação geral, recreativa e treinamento.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/09/2025, às 10h57


Mais Notícias