AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Bombardier entrega 'roteador' aéreo para a Força Aérea dos EUA

Os E-11A são conhecidos como “Wi-Fi no céu” e são utilizados pela Força Aérea dos EUA em missões de comunicação tática


E-11A
E-11A permite que aeronaves, tropas em solo e centros de comando consigam manter comunicação mesmo em locais remotos - Bombardier

A Bombardier Defense anunciou nesta segunda-feira (22) a entrega do nono E-11A destinado a missões de Battlefield Airborne Communications Node (BACN), que atua como elo de comunicação, garantindo que diferentes plataformas militares – aeronaves, tropas em solo e centros de comando – consigam trocar informações em tempo real, mesmo quando utilizam rádios, protocolos e bandas incompatíveis entre si.

O E-11A utiliza a plataforma básica do Global 6000, amplamente modificado para atender as necessidades de missão da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês). A cerimônia de entrega ocorreu na base aérea de Hanscom, em Massachusetts.

O sistema E-11A amplia a consciência situacional e assegura conectividade mesmo em áreas de relevo acidentado, longas distâncias ou regiões isoladas.

Histórico operacional

A USAF vem cumprindo missões de comunicação há quase duas décadas utilizando plataformas da Bombardier. Os aviões desempenham papel essencial ao conectar transmissões de voz e dados táticos em operações militares, superando limitações impostas por obstáculos naturais.

Na Bombardier Defense, temos orgulho de ver nossas aeronaves Global servirem em missões críticas da Força Aérea dos Estados Unidos por meio do programa BACN”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de Vendas de Aeronaves e Bombardier Defense,

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/09/2025, às 11h05


Mais Notícias