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Garmin G5000 atualizado é certificado para o Citation Latitude

A Textron Aviation recebeu certificação da FAA para novos recursos do Garmin G5000 no Cessna Citation Latitude


Citation Latitude
Garmin e fabricantes de aeronaves constantemente atualizam as funcionalidades das suítes de aviônicos - Garmin

O Cessna Citation Latitude obteve certificação da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para os novos recursos da suíte de aviônicos Garmin G5000.

Entre as melhorias adicionadas no Garmin G5000 estão o Synthetic Vision Guidance System (SVGS), que amplia a capacidade de aproximação até mínimos de 150 pés e o GDL 60 Datalink para conectividade.

Com mais de 240 horas de voos de ensaio e múltiplos testes de certificação concluídos, as aeronaves Citation Latitude equipadas com os novos recursos estão previstas para entrar em serviço ainda este ano.

As atualizações também oferecem maior consciência situacional aos pilotos, com melhor definição topográfica, maior nitidez na exibição de limites de água e terreno, melhor representação de obstáculos e linhas de energia, além de aprimoramentos na visualização de pistas e sinalização aeroportuária”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas da Textron Aviation.

Novas funcionalidades integradas

Entre os avanços incorporados ao cockpit do Citation Latitude estão:

  • Synthetic Vision Guidance System (SVGS) integrado às telas principais de voo, que associado ao Synthetic Vision Technology (SVT) permite aproximações com mínimos de até 46 metros (150 pés);
  • 3D SafeTaxi, que fornece visão tridimensional dos aeroportos, melhorando a consciência situacional durante manobras em solo;
  • GDL 60 Datalink, com suporte a troca de dados em alta velocidade e atualizações automáticas de banco de dados via conexão sem fio;
  • Novo sistema de roteamento de taxiways, integrado ao SVT, que auxilia na navegação em aeroportos complexos e em condições de baixa visibilidade;
  • ADS-B In padrão, que amplia a consciência de tráfego e auxilia na separação visual durante aproximações.

Os operadores também poderão optar pelo Runway Overrun Awareness and Alerting System (Roaas), que emite alertas de risco de ultrapassagem de pista durante a fase de pouso.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/09/2025, às 07h53


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