AERO Magazine
Busca

Só falta ser viável

Carro voador realiza sequência de voos bem-sucedidos na Europa

AirCar é um dos primeiros conceitos a obter uma boa relação entre a parte automóvel e aeronave


Carro voador eslovaco é um dos mais harmoniosos projetados até hoje

O carro voador AirCar completou ontem (3) seu segundo voo, atingindo uma altitude de 1.500 pés, mantendo uma velocidade média de 200 km/h. Considerado um momento importante no desenvolvimento do conceito de um automóvel voador, o voo permitiu aos engenheiros comprovarem as capacidades do AirCar.

O primeiro voo ocorreu há uma semana, onde foram validados os sistemas básicos do veículo, em especial sua capacidade de se transformar em uma aeronave e decolar por meios próprios em um aeroporto.

O AirCar é um projeto do engenheiro eslovaco Stefan Klein, que tem trabalhado na viabilidade do conceito de um carro voador, que une as principais características de um automóvel esportivo e uma aeronave leve. O projeto atual uniu pela primeira vez um modelo capaz de circular sem restrições em uma estrada e se transformar em um avião.

AirCar configurado como avião tem dimensões ligeiramente maiores que quando convertido em um automóvel

Cauda e asas do AirCar

Interior do AirCarInterior une sistemas comuns em um carro e um avião, incluindo o volante que é também o manche.

Todo o conjunto de cauda, incluindo os estabilizadores, e as asas são estendidos de forma automática, revelando uma aeronave maior que o próprio carro. A forma como o modelo consegue passar de um sistema para o outro é inovador, especialmente por não comprometer os sistemas do avião quando está circulando como um carro.

O primeiro voo comprovou as características básicas de pilotagem do AirCar, enquanto o voo de ontem demonstrou as capacidades gerais do modelo como um avião. Todavia, é pouco provável que o modelo ganhe escala para sua comercialização em massa. Existem uma série de desafios técnicos e de certificação que necessitam ser vencidos, especialmente a equação do avião não atrapalhar o carro, e o carro não atrapalhar o avião.

O AirCar utilizar um motor BMW 1.6 de 140 cavalos, permitindo o modelo percorrer até 1.000 km em qualquer uma das opções de uso, podendo atingir até 200 km/h em voo.

A viabilidade de um carro voador ainda é um dos maiores desafios para um mundo similar aos Jetsons. Porém, os futuros veículos aéreos não tripulados, como os eVetol, podem ser a resposta ao antigo sonho de proporcionar a mobilidade urbana por via aérea.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/11/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h10


Mais Notícias