AERO Magazine
Busca

Encontro indesejado

Caça russo Su-27 derruba drone MQ-9 dos EUA

Drone MQ-9 dos EUA caiu no Mar Negro após a colisão com um Su-27 russo


EUA  e Rússia apontam versões diferentes para o caso - DoD
EUA e Rússia apontam versões diferentes para o caso - DoD

Um caça russo Su-27 colidiu com um drone de reconhecimento e inteligência MQ-9 utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) sobre o Mar Negro, nessa terça-feria (14). A informação foi confirmada pelo Pentágono, o quartel general da defesa norte-americana.

Após o Su-27 colidir com a hélice do drone, decidido pela USAF que os pilotos, que voam o MQ-9 remotamente o derrubassem em águas internacionais do Mar Negro.

"Várias vezes antes da colisão os Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional. Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional", declarou James Hecker, comandante da USAF na Europa e na África.

Ainda de acordo com o Pentágono o drone realizava uma missão de rotina em espaço aéreo internacional quando os caças se aproximaram para uma interceptação e realizaram diversas manobras hostis. "Essas ações agressivas da tripulação russa são perigosas e podem levar a erros de cálculo e escalada não intencional", ressaltou Hecker.

Já o ministério da Defesa da Rússia informou que seu Su-27 não usou armas e não teve nenhum contato com o MQ-9 e voltou em segurança para sua base.

"O drone voou com seus transponders desligados, violando os limites do regime temporário de espaço aéreo estabelecido para a operação militar especial, [que foi] comunicado a todos os usuários do espaço aéreo internacional e divulgado de acordo com os padrões internacionais", afirmou o ministério da defesa russo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 15/03/2023, às 08h40


Mais Notícias