Um caça F-5M da Força Aérea Brasileira caiu durante um voo de treinamento
Um caça F-5M da Força Aérea Brasileiracaiu e explodiu, na tarde desta terça-feira (22), em uma área de mata do município de Parnamirim, localizado na Região Metropolitana de Natal.
O piloto que estava a bordo conseguir ejetar-se da aeronave (FAB4866) e foi resgatado por equipes da FAB. No momento, estava acontecendo um treinamento para o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que acontecerá na primeira quinzena de novembro na Base Aérea de Natal. Participam do exercício militar dezesseis países, com mais de cinquenta aeronaves envolvidas, além de pessoal especializado em operações cibernéticas e espaciais.
Em nota a Força Aérea disse que "o militar (piloto), antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram".
🚨 URGENTE: informações preliminares dão conta que um caça da @fab_oficial teve problemas e caiu em Natal. O piloto consegui ejetar, antes da aeronave vir a solo. Mais informações em instantes. pic.twitter.com/YULucHwzwm
— Portão 1 (@portaoum) October 22, 2024
📸: Redes Sociais
Mais tarde, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Junior, que foi Comandante da Força Aérea Brasileira entre 2021 em 2023, criticou as restrições à substituição da frota de aeronaves. "Queos recorrentes cortes orçamentários não continuem impedindo a substituição da frota de F-5M por aeronaves mais modernas, como os F-39E/F Gripen".
Fabricada em 1972 (isto mesmo ... há 52 anos), esta Aeronave de Caça - FAB4866 - da nossa Força Aérea Brasileira nos deixou hoje, em um acidente, logo após a decolagem da Base Aérea de Natal.
— Baptista Jr (@CBaptistaJr) October 22, 2024
Que os recorrentes cortes orçamentários não continuem impedindo a substituição da frota… pic.twitter.com/XpOdf0tSTB
O avião em questão estava em operação há 52 anos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/10/2024, às 17h20
+lidas