AERO Magazine
Busca

Protótipo do projeto F-5BR

Caça F-5 da FAB modernizado vira monumento

Após ser aposentado o F-5 foi montado como monumento na cidade mineira de Carandaí e será inaugurado neste fim de semana


Exitem outros caças F-5 preservados pelo Brasil - Prefeitura de Carandaí/MG
Exitem outros caças F-5 preservados pelo Brasil - Prefeitura de Carandaí/MG

Um caça F-5M, versão modernizada pela FAB, foi retirado de serviço e agora será um monumento na cidade mineira de Carandaí. O avião chegou desmontado em uma carreta da força aérea, onde foi na sequência elevado para ser instalado em uma praça.

O monumento devera ser inaugurado neste fim de semana (3). De acordo com informações do Caradái Online, o caça doado foi "uma conquista do Brigadeiro Luiz Roberto Lourenço", nascido na cidade mineira.

Vídeo por: Luiz Fernando:

Embora seja um avião em fase de desativação na FAB, o exemplar de matrícula 4874 e doado para Carandaí, foi o primeiro F-5 modernizado pela Força Aérea Brasileira, tendo sido utilizado como protótipo na fase de modernização, iniciada em 2001.

Embora faça parte de um lote de caças que receberam importantes melhorias, o realizadas em parceria pela Embraer e a AEL Sistemas, o avião estava próximo de completar seu limite de vida útil.

Apreservação da aeronave, modernizado no Projeto F-5BR, foi considerada importante pela FAB. Os aviões atualizados ganharam um cockpit digital com telas da AEL Sistemas, radar Grifo (F), da Leonardo, capacidade de operar com capacete com mira HMD Drash 4 e a possibilidade de lançar mísseis Rafael Python 4 e Derby.

O projeto F-5BR previa adicionar capacidades adicionais aos caças, que deveriam operar por ao menos mais quinze anos. Passado o prazo, somado a chegada dos primeiros Gripen E, a FAB iniciou a desativação gradual dos jatos de combate.

Existem outros F-5 de gerações diferentes preservados e expostos pelo Brasil, como no Musal – Rio de Janeiro, em Pirassunga, no interior de São Paulo, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e Curitiba, no Paraná.

Outro exemplo de caças preservados é o icônico Mirage III (F-103), o primeiro caça supersônico da FAB. Na capital federal e na cidade de Anápolis, em Goiás, existem alguns exemplares. Além de unidades expostas no Musal e no Antigo museu da TAM, este último fechado e com possibilidade de ser reaberto nos próximos meses.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 29/11/2022, às 11h00


Mais Notícias