Força de bombardeiros de B-52 está conduzindo manobras com aliados do Pacífico Sul em meio as crescentes tensões com Pequim
Os bombardeiros B-52 da Força Aérea dos Estados Unidos chegaram à base de Andersen, em Guam, no Pacífico Sul, para a missão da Força-Tarefa de Bombardeiros. O exercício ocorre diversas vezes no ano em áreas de interesse de Washington e seus aliados.
“Esta força-tarefa de bombardeiros mostra nossa capacidade de fornecer forças ágeis e prontas para o combate das Forças Aéreas do Pacífico", disse o comando estratégico dos EUA.
A presença dos bombardeiros na região deverá ser reforçada com aviões de países aliados, com a realização de treinamentos diversos. Nesta edição, houve uma escalada ainda maior nas tensões envolvendo a China, que realiza constantes manobras militares consideradas provocativas por nações como Japão, Coreia do Sul, Austrália eTaiwan. Esta, no último sábado, teve mais de setenta aviões militares chineses em seu espaço aéreo.
Com as tensões geopolíticas em alta, os Estados Unidos também estão operando bombardeiros na Europa, tendo como base Morón, na Espanha. Neste caso, a manobra é uma resposta política da Otan as ações de Moscou na Ucrânia.
Por André Magalhães
Publicado em 11/04/2023, às 09h35
+lidas