AERO Magazine
Busca

Nova chance

Boeing retoma entrega do 787 Dreamliner após 5 meses

Retomada coincide com mudança da linha de produção para o estado da Carolina do Sul


Produção do 787 deixou a cidade de Everett, no estadi de Washington e está concentrada agora na Carolina do Sul

Após cinco meses a Boeing reiniciou a entregas do 787 Dreamliner, com as duas primeiras unidades destinadas a United Airlines.

A entrega marca a retomada da produção do modelo, que foi suspensa após a descoberta de irregularidades nos processos de fabricação, envolvendo parte da fuselagem e problemas nos estabilizadores. Além disso, coincidiu com a mudança da produção de toda a linha para a planta de Charleston, na Carolina do Sul.

Após a Boeing encontrar uma série de falhas nos processos de produção do 787, a montagem das aeronaves foi suspensa para analise interna. Considerado um problema grave por parte da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, foi necessária uma completa revisão nos processos e envolveu ainda a análise dos certificados de aeronavegabilidade emitido para algumas unidades do Dreamliner.

Inclusive, a FAA chegou a emitir os certificados finais de aeronavegabilidade do 787, tarefa que por padrão é realizada pela Boeing, baseado em uma autorização previa emitida pelas agências reguladoras.

Poucos dias antes da primeira entrega foi encontrado uma falha na produção das janelas do cockpit, mas atrelado aos processos não reconhecidos pela certificação aeronáutica. Ainda assim, a Boeing avalia se o processo compromete a qualidade e segurança dos painéis de vidro.

Com a linha de montagem do 787 concentrada em North Charleston, a Boeing tem pela frente a tarefa garantir a entrega de aproximadamente 1.500 aeronaves dentro do prazo contratual, além das 80 unidades estocadas em decorrência das incertezas da pandemia do coronavírus.

Alguns operadores optaram por postergar a entrega de algumas unidades enquanto o cenário por demanda de passageiros não apresenta sinais de melhora.

Southwest Airlines anuncia encomenda de cem 737 MAX

Por Gabriel Benevides
Publicado em 30/03/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h13


Mais Notícias