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Contrato inicial de US$ 1,2 bilhão

EUA escolhem o E-7A como substituto do lendário E-3 Sentry

A Força Aérea dos EUA escolheu a proposta da Boeing para o E-7A para substituir seus E-3 Sentry


E-7A é derivado do 737-700 e foi criado originalmente para atender as necessidades da Austrália - Boeing
E-7A é derivado do 737-700 e foi criado originalmente para atender as necessidades da Austrália - Boeing

A escolha do E-7A como o novo avião de alerta aéreo e controle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) era esperada por diversos analistas do setor militar e foi confirmado pelo Departamento de Defesa.

O Pentágono concedeu à Boeing um contrato US$ 1,2 bilhão para o início do programa E-7A, que prevê o desenvolvimento da mais nova aeronave de controle e alerta aéreo (Awacs) da força aérea.

Embora seja derivado do mesmo programa que deu origem ao E-7A usado pela força aérea da Austrália, e de países como Coreia do Sul, Turquia e Reino Unido, a versão destinada a USAF contará com uma série de sistemas próprios e maior capacidade.

E-3 Sentry
O E-3 Sentry é usado há mais de 40 anos pelos EUA e alguns aliados como plataforma de alerta aéreo e controle

“O E-7A será o principal sensor aerotransportado para detectar, identificar, rastrear e relatar todas as atividades aéreas aos comandantes da Força Conjunta”, disse Andrew Hunter, secretário adjunto da USAF para Aquisição, Tecnologia e Logística.

O E-7A irá substituir os veteranos E-3 Sentry, derivados do Boeing 707 e há várias décadas em serviço. "Realizamos uma análise completa das opções viáveis ​​da indústria para garantir que a substituição do E-3 pudesse atender às necessidades específicas dos EUA. Até que o E-7A seja lançado, continuaremos a confiar no E-3 AWACS", afirmou Hunter.

O desenvolvimento da versão norte-americana do E-7A deverá começar nas próximas semanas, com a produção prevista para ser iniciada em 2025. Por ora, a USAF planeja ter 26 unidades do novo aviao.

O E-7A é derivado do Boeing 737-700, equipado com uma série de sistemas que permitem rastrear múltiplas ameaças aéreas e marítimas simultaneamente. O radar MESA (Multi-role Electronically Scanned Array) conta com cobertura de 360 graus  fornece ampla consciência de domínio crítico para detectar e identificar alvos adversários a longa distância e se ajusta de forma dinâmica as situações táticas no campo de batalha.

O avião conta ainda com modenos sistemas eletrônicos e de comunicação, capacidade de ser reabastecido em voo, dentre outras características.

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Por André Magalhães
Publicado em 01/03/2023, às 13h45


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