AERO Magazine
Busca

Musica contra mísseis

Boeing israelense que voou para Abu Dhabi conta com laser antimísseis

Plataforma instalada no 737 da El Al permite localizar e neutralizar ameaças disparadas contra a aeronaves


Parte da frota de Boeing 737 da El All conta com um sistema de contramedidas antimísseis| Fotos: Elbit System

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

O avião da El Al que voou para Abu Dhabi ontem (31) foi equipado com um sistema laser de contramedidas antimíssil, visando aumentar sua segurança especialmente durantes as operações de pouso e decolagem.

Ainda que não seja comum aviões comerciais empregarem tais sistemas, a El Al passou a utilizar contramedidas após o grupo terrorista Al-Qaeda tentar derrubar um avião da companhia em 2002, no Quênia. Na ocasião um míssil portátil de defesa aérea (Manpad, na sigla em inglês), foi disparado por um membro da organização, mas errou o alvo.

O sistema chamado DIRCM (Directional Infrared Counter Measures) é produzido pela israelense Elbit Systems, utilizando uma varredura infravermelha que protege aeronaves detectando, rastreando e bloqueando ameaças, incluindo mísseis terra-ar de busca de calor e mísseis terra-ar Manpad.

A versão utilizada em aeronaves comerciais, designado como C-MUSIC (Multi Spectral Infrared Countermeasures) conta com um canhão laser e uma câmera térmica com alta taxa de quadros por segundo (FPS) atrelado em um sistema de espelhos e quatro câmeras especiais permitem detectar o lançamento de um míssil e apontar o feixe de laser para a cabeça de busca de calor do míssil para cegá-lo e desviá-lo da aeronave.

Detalhe do sistema C-Music que protege aeronaves detectando, rastreando e bloqueando ameaças

A plataforma é bastante compacta e pode ser instalada em uma infinidade de aeronaves, sendo o mesmo equipamento utilizado nos KC-390 utilizados pela Força Aérea Brasileira, assim como em aeronaves da Otan, a aliança militar que inclui os Estados Unidos e grande parte dos países europeus.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/09/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h44


Mais Notícias