Indústria

Boeing estuda cargueiro de grandes dimensões

Patente mostra avião pouco usual e com enorme capacidade de transporte


A Boeing registrou no último dia 22 de setembro a patente de um conceito básico de um novo avião cargueiro. A patente número US9139283 (B1) discrimina um avião de linhas pouco convencionais, com uma ampla fuselagem retangular, com ângulos retos e o que sugere ser um enorme espaço para cargas.

O conceito prevê que o modelo possa transportar enormes quantidades de carga, que serão empilhadas a bordo de forma eficiente devido ao formato retilíneo da fuselagem. A proposta é estabelecer um avião capaz de concorrer com trens, navios e caminhões no transporte em massa de carga, incluindo as de grandes dimensões.

As informações na patente mostram um avião propulsionado por quatro grandes motores turbo-hélices e com pás contra rotativas. Os estudos preveem uma altitude de cruzeiro na ordem de 18.000 pés. Provavelmente devido as grandes dimensões do avião, que o tornam pouco eficiente aerodinamicamente, e ao fato de não necessitar de uma cabine pressurizada.

O trem de pouso poderá ser rebaixado permitindo reduzir a altura da aeronave em relação ao solo, similar ao existente em aviões puramente cargueiros.

Embora conceitual, o projeto mostra que a indústria aeronáutica busca oferecer novas soluções para o cada vez mais complexo transporte de cargas. O projeto provavelmente não passará da fase de estudos, mas poderá resultar futuramente num modelo definitivo baseado nos resultados dessa fase inicial.

Da redação

Publicado em 28 de Setembro de 2015 às 17:00


Notícias Boeing