AERO Magazine
Busca

Indústria

Boeing estuda cargueiro de grandes dimensões

Patente mostra avião pouco usual e com enorme capacidade de transporte


A Boeing registrou no último dia 22 de setembro a patente de um conceito básico de um novo avião cargueiro. A patente número US9139283 (B1) discrimina um avião de linhas pouco convencionais, com uma ampla fuselagem retangular, com ângulos retos e o que sugere ser um enorme espaço para cargas.

O conceito prevê que o modelo possa transportar enormes quantidades de carga, que serão empilhadas a bordo de forma eficiente devido ao formato retilíneo da fuselagem. A proposta é estabelecer um avião capaz de concorrer com trens, navios e caminhões no transporte em massa de carga, incluindo as de grandes dimensões.

As informações na patente mostram um avião propulsionado por quatro grandes motores turbo-hélices e com pás contra rotativas. Os estudos preveem uma altitude de cruzeiro na ordem de 18.000 pés. Provavelmente devido as grandes dimensões do avião, que o tornam pouco eficiente aerodinamicamente, e ao fato de não necessitar de uma cabine pressurizada.

O trem de pouso poderá ser rebaixado permitindo reduzir a altura da aeronave em relação ao solo, similar ao existente em aviões puramente cargueiros.

Embora conceitual, o projeto mostra que a indústria aeronáutica busca oferecer novas soluções para o cada vez mais complexo transporte de cargas. O projeto provavelmente não passará da fase de estudos, mas poderá resultar futuramente num modelo definitivo baseado nos resultados dessa fase inicial.

Redação
Publicado em 28/09/2015, às 17h00 - Atualizado às 17h17


Mais Notícias