Qantas recebeu seu 14º Boeing 787-9, marcando o fim das entregas após a chegada do primeiro Dreamliner em 2017
A Qantas recebeu anteontem (22), em Melbourne, na Austrália, seu décimo quarto Boeing 787-9, marcando o fim das entregas do Dreamliner, dezoito anos depois da primeira encomenda da companhia aérea australiana.
O 787-9 registro VH-ZNN, número de série (MSN) 66078, batizado 'Snowy River', deixou as instalações da Boeing no aeroporto Paine Field, em Everett, voando por aproximadamente 16 horas para Melbourne, completando a frota da Qantas que agora possui quatorze unidades do modelo, 75 737-800, 16 Airbus A330-200, dez A330-300 e dez A380.
A medida que a capacidade internacional da Qantas aumenta, o 'Snowy River' será utilizado nos voos de longa distância, atendendo as cidades de Londres, Dallas, Santiago do Chile, Roma, Joanesburgo, Vancouver e São Francisco, além recém lançada rota entre Sydney e Nova York via Auckland.
Os Boeing 787-9 da Qantas estão configurados para até 236 passageiros, sendo 42 assentos na executiva, 29 na econômica premium e 166 na econômica. Os aviões estão equipados com dois motores GEnx-1B74/75/P2.
A Qantas opera três dos dez voos mais longos do mundo com o Boeing 787-9:
O primeiro Boeing 787-9 da Qantas foi entregue em 17 de outubro de 2017, mas a empresa não foi a primeira companhia aérea australiana a receber o modelo. Quatro anos antes, em outubro de 2013, a Jetstar, subsidiária de baixo custo do grupo Qantas recebeu o primeiro Dreamliner do país.
A Qantas possui agora pedidos apenas com a Airbus, sendo 29 A220-300, 20 A321XLR e doze A350-1000, este último será utilizado nos serviços de ultra longa distância do 'Project Sunrise' que pretende ligar a costa leste da Austrália diretamente com cidades norte-americanas e europeias, em voos com cerca de 20 horas de duração.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/07/2023, às 22h15
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