Um Boeing 787-9 com cientistas da Noruega pousou pela primeira vez na Antártida
Um Boeing 787-9 com cientistas noruegueses pousou pela primeira vez no fim da noite de ontem (15), na Antártida.
A aeronave de matrícula LN-FNC, da Norse Atlantic Airways, decolou de Oslo (OSL) na última segunda-feira (13) e fez uma escala na Cidade do Cabo (CPT), na África do Sul, onde permaneceu por dois dias. Por volta das 18h (Brasília), ela seguiu para a estação de pesquisa Troll (QAT), pertencente ao governo da Noruega, onde pousou cinco horas depois.
Largest aircraft ever to land on #TrollAirfield!
— Norsk Polarinstitutt // Norwegian Polar Institute (@NorskPolar) November 16, 2023
"This demonstrates our capability of performing more effective flight operations to #Antarctica by carrying a larger scientific/logistics crew, more cargo with a smaller environmental footprint", says NPI-director, Camilla Brekke, pic.twitter.com/7vjsSw0gPI
O local funciona durante o ano e pode acomodar até seis pessoas no inverno antártico, podendo ampliar sua capacidade durante o verão. Ela está localizada a cerca de 230 km da costa, na localidade de Jutulsessen.
A companhia aérea que fez o voo tem uma frota de 15 aeronaves exclusivamente do modelo que pousou na região. Todas elas têm passagens anteriores pela Norwegian Air em três países europeus.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/11/2023, às 08h27
+lidas