AERO Magazine
Busca

Cooperação para segurança

Helicóptero da Marinha passa por avaliações na FAB

UH-17 da Marinha do Brasil que cumpre missões na Antártida passou por avaliações em cetro de pesquisa da FAB


IPEV é responsável por ensaios em voo de diversos modelos de aeronaves - DCTA / FAB
IPEV é responsável por ensaios em voo de diversos modelos de aeronaves - DCTA / FAB

Um helicóptero UH-17 da Marinha do Brasil (MB) passou por ensaios em voo no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em São José dos Campos (SP).

A operação foi coodernada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, com objetivo avaliar e coletar dados para análises do desempenho e estabilidade do helicóptero em baixas velocidades. A justificativa do ensaio é a operação extrema existente nas missões na Antártida, exigindo assim a maior margem de segurança.

O UH-17 é a designação da Marinha para o helicóptero civil H135 T3 produzido pela Airbus Helicopters. Em 2019 foram adquiridos três unidades diretamente da fábrica, visando substituir os biturbina AS355 F2 Esquilo, que voavam em suporte as missões na Antártida. As aeronaves são operadas pelo esquadrão HU-1 da MB.

"Os pilotos poderão identificar as condições mais favoráveis e as mais desfavoráveis de vento para aproximação das aeronaves, tanto em terra, quanto nas aproximações para pouso embarcado, aumentando assim a segurança da operação", detalhou Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, tenente-coronel aviador.

Por André Magalhães
Publicado em 29/09/2023, às 09h15


Mais Notícias