AERO Magazine
Busca

Homenagem a Mustafa Kemal Atatürk

Boeing 777 desenha nos céus símbolos nacionais da Turquia

Voo especial celebrou os 100 anos da fundação da Assembléia que levou a criação do estado turco


Voo especial da Turkish Airlines desenhou nos céus da Turquia a estrela e o nascentes presentes na bandeira (no detalhe)

A Turkish Airlines realizou um dos voos mais significativos de sua história na última quinta-feira (23), ao comemorar os 100 anos da Grande Assembleia Nacional, que levaria a fundação da República da Turquia em outubro de 1923.

Em virtude da data um Boeing 777-300ER (TC-JJF) decolou de Ancara, capital turca, para realizar nos céus o símbolo do crescente e a estrela, presentes na bandeira da Turquia. O voo teve duração de pouco mais de 2 horas, onde manteve uma altitude média de 26.000 pés no desenho do crescente e 14.000 na estrela.

LEIA TAMBÉM

O voo comemorativo ganhou o código TK1920, em alusão a data, e partiu do aeroporto de Esenboğa às 09h40, horário local. Todavia, a aeronave voou apenas com a tripulação técnica, dentro das atuais normas de controle sanitário em vigor no país.

Os comandantes Öner Samyel e Murat Gülkanat, que realizaram este voo que deixou sua marca nos céus, fizeram um anúncio especial ao sobrevoar o edifício da Assembleia, aberto há 100 anos, fazendo uma referência à declaração de Gazi Mustafa Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia, "Soberania incondicionalmente pertence à nação".

O Império Otomano terminou oficialmente em 1 de novembro de 1922, quando a Grande Assembleia Nacional aboliu o cargo de sultão, destituindo Mehmed VI. O antigo e vasto império sofreu as graves consequências da Primeira Guerra, que dissolveu praticamente todos os reinos europeus.

Após o voo, que foi acompanhado ao vivo por milhares de pessoas pelos sistes de monitoramento de aeronaves, uma rota da estrela crescente surgiu e passou a fazer parte da história da aviação turca.

"O dia da inauguração da Grande Assembleia Nacional da Turquia, fundada há cem anos para representar a vontade de uma nação, que se esforçou muito para garantir sua liberdade e independência, foi presenteada aos nossos filhos por seu fundador Mustafa Kemal Atatürk como 23 de abril, dia da Soberania Nacional e Dia das Crianças, refletindo a confiança na próxima geração na guarda desses valores sagrados", comentou o presidente do Conselho da Turkish Airlines e do Comitê Executivo, M. İlker Aycı.

A Turquia possui a tradição de valorizar a memória do fundador do país, Mustafa Kemal Atatürk, retratado em praticamente todos os locais públicos do país.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 01h43


Mais Notícias