China Airlines realizou o voo final com o modelo, que segue agora apenas como cargueiro
China Airlines foi uma das principais operadoras do 747 ao longo de quase cinquenta anos
A aposentadoria global dos veteranos 747-400 se aproxima cada vez mais rápido, especialmente as versões de transporte de passageiros. A China Airlines, de Taiwan, realizou o último voo com o modelo no sábado (20).
A empresa era uma das principais operadoras da família 747, iniciando os serviços com o Jumbo em 1975. A despedida do avião na frota contou com um voo especial, de cinco horas de duração, programado especialmente para atender aos entusiastas do Jumbo.
O voo CI2747, foi realizado pelo 747-400 de registro B-18215, que decolou de Taipei, capital de Taiwan, com destino ao Japão, onde apenas sobrevoou o Monte Fuji, para em seguida retornar para o aeroporto de origem.
No voo final o 747-400 da China Airlines sobrevoou pela última vez o Mar da China, que por várias décadas foi uma das regiões com maior número de voos diários com o 747. O Jumbo se notabilizou na Ásia graças a sua capacidade acima da média, podendo transportar mais de 400 passageiros em configuração de classe única.
A China Airlines operou com os 747-100, 747-SP (versão de fuselagem encurtada e de longo alcance), 747-200 e 747-400. A empresa chegou a ser considerada um potencial cliente para o 747-8I, mas o surgimento de novos bimotores de alta capacidade tornou pouco atrativa aquisição de um quadrimotor.
A empresa taiwanesa passou a voar especialmente com os Boeing 777-300ER e mais recentemente com os Airbus A350-900, nas rotas anteriormente exclusivas do 747. Por ora, apenas os 747 cargueiros seguem em serviço, mas poderão ser retirados de operação com o surgimento de novos modelos cargueiros, como o 777-300F, que oferece capacidade próxima ao 747-400.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/03/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h23
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