Boeing 747-8 da Lufthansa inaugura o Terminal 3

Voo vindo de Frankfurt estreia novo terminal do Aeroporto de Guarulhos


O 747-8l da Lufthansa, se tornou o primeiro avião a utilizar o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, conhecido como TPS3. O voo que partiu de Frankfurt, na Alemanha, foi o primeiro a pousar no novo TPS3, às 5h17 do dia 11. Em seguida chegaram os primeiros voos da SWISS e TAP, que por ora, são as únicas a operar no novo terminal.

“A Lufthansa está muito orgulhosa por ser a primeira a pousar no novo terminal e percebemos que houve um ganho extraordinário para os passageiros”, disse Stephan Semsch, diretor de operações e serviços aeroportuários da Lufthansa para a América Latina. Para ele, o mais significativo foi a melhoria do conforto e a agilidade no embarque. Os problemas de demora na entrega de bagagem relatados no primeiro dia já foram solucionados.

Dois voos da Lufthansa passaram a utilizar no novo terminal, o primeiro vindo de Frankfurt e o segundo, de Munique.  No fim da tarde, as duas aeronaves decolaram em direção à Europa. O voo de Munique, utilizando um Airbus A340-600, decolou com 290 passageiros a bordo e o 747-8 partiu para Frankfurt com 370 pessoas. Ambos saíram no horário previsto. Para Semsch, a curiosidade dos passageiros foi grande ao longo do dia e muitos se apresentaram com antecedência ainda maior para o embarque.

Terminal 3

A entrega do Terminal 3 representa o fim do primeiro ciclo de grandes obras no aeroporto de Guarulhos, privatizado em 2012. São 192 mil metros quadrados de área construída, com capacidade de atender 12 milhões de passageiros ao ano, um crescimento de 44%. Somados os outros três terminais em operação, 1, 2 e 4, têm capacidade para atender 25 milhões de passageiros ao ano. Quando o processo de transferência estiver concluído, 25 companhias aéreas vão operar no Terminal 3, que conta com 26 portões de embarque.

Todo em vidro, o novo terminal prioriza a iluminação natural e adota alguns conceitos sustentáveis como o reuso de água de chuva nas descargas dos banheiros. Com áreas amplas para a circulação de passageiros, conta com três ilhas de balcões de check-in, com 90 posições e 18, para passageiros em conexão. E mais, 26 totens de auto atendimento que permitem a emissão do cartão de embarque e das etiquetas para despacho da bagagem.  No desembarque, são sete carrosséis de esteiras inclinadas, com capacidade para fazer a entrega de 5.500 malas.

Das 108 lojas que funcionarão no novo terminal, 52 já estão em operação.  O Terminal 3 está conectado com o Terminal 2 através de esteiras rolantes. “Um excelente trabalho foi feito por todas as pessoas e empresas envolvidas no Terminal 3”, disse Stephan Semsch, depois do primeiro dia de operações no novo terminal de Guarulhos.

Da redação

Publicado em 13 de Maio de 2014 às 14:41


Notícias TPS3 Guarulhos Cumbica Lufthansa 747-8 Boeing Airbus A340-600 Frankfurt Munique Swiss TAP privatização