AERO Magazine
Busca

Rei do Ar

Acaba de ser lançado o novo King Air 260

Modelo é uma evolução da série 200 e agrega recursos e tecnologias disponíveis no irmão maior, o King Air 360


King Air 260 o ferecerá os mais recentes avanços tecnológicos no cockpit, cabine redesenhada e melhor performance

A Textron anunciou nesta quarta-feira (2) o novo King Air 260, evolução da tradicional série 200, que é considerada uma referência no segmento. A atualização, que segue a realizada com o King Air 360, oferecerá os mais recentes avanços tecnológicos no cockpit, cabine redesenhada e melhor performance.

O modelo também terá autothrottle e um novo sistema de pressurização digital, aliado ao novo sistema de radar meteorológico Collins Multi-Scan, recursos que serão de série em todos os King Air 260.

A produção do novo King Air 260 já está em andamento, com a certificação e primeiras entregas previstas para o início de 2021 nos Estados Unidos. A certificação se beneficiará dos dados já obtidos pelo irmão maior, o King Air 360, reduzindo assim o tempo necessário para início das entregas. Ambos os modelos já cumprem os novos requisitos e padrões de certificação do FAA.

“O projeto dessa aeronave é fruto de inúmeras conversas com nossos clientes. Estou orgulhoso do esforço impressionante de nossa equipe em adicionar avanços tecnológicos em uma aeronave lendária e permitir aos clientes cumprir suas mais variadas missões”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

No Brasil, a família King Air é um das mais vendidos da aviação geral, sendo popular especialmente entre operadores do agronegócio. “Os modelos King Air representam 46% das nossas vendas. Por serem essenciais, sobretudo para o setor de agronegócio, devido a sua capacidade de transportar muita carga, versatilidade e o fato de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas”, explicou Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.

O novo King Air 260 possui capacidade para até nove pessoas, com alcance máximo de 1.720 nm (3.185 km) e uma velocidade máxima de cruzeiro de 310 ktas (574 km/h). Uma das principais evoluções do King Air 260 é o autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor desde a decolagem, fase de cruzeiro, descida e pouso, o que faz com que os pilotos tenham mais segurança durante o voo. Além disso, o sistema controla a potência ideal automaticamente, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura.

Outra atualização importante no cockpit é o novo sistema de pressurização digital, que ajusta automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Pro Line Fusion.

O radar meteorológico Collins Multi-Scan RTA-4112 fornece aos pilotos um sistema totalmente automático, que é otimizado para detectar condições meteorológicas de curto, médio e longo alcance. O sistema é projetado para apresentar uma imagem precisa do clima ao redor da aeronave, reduzindo ainda mais a carga de trabalho do piloto.

Sua cabine apresenta assentos recém-projetados para a série King Air 360, criados a partir de um processo inovador de mapeamento de pressão que identifica maneiras de proporcionar uma viagem mais confortável e relaxante para os passageiros, especialmente em voos mais longos.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 02/12/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h15


Mais Notícias