AERO Magazine
Busca

Janela panorâmica

BBJ e Fokker anunciam parceria para instalação de janela panorâmica

A janela panorâmica para cabine de passageiros, que será a maior a voar num avião de passageiros


A Skyview Panoramic Window, que mede 1,40 m x 0,50 m, será oferecida na família BBJ, BBJ 2 e BBJ Max e deverá fazer a sua estreia em 2018. Na realidade, o novo projeto junta três janelas padrão de cabine de passageiros e poderá ser instalada em qualquer posição (sempre atrás das asas), dependendo do tipo de aeronave.

No primeiro avião comercial a jato, o de Havilland Comet I, as janelas eram quadradas, como se usava nos aviões a pistão, mas os relatórios de vários acidentes levaram à conclusão de que a fadiga do metal, que resultou na desintegração das aeronaves, provocava fissuras que começavam nos ângulos das janelas. O bem-sucedido Caravelle tinha janelas triangulares com os ângulos arredondados, assim como as pequeninas do Concorde.

O tamanho das janelas dos jatos comerciais manteve-se praticamente padronizado desde a época dos Boeing 707 e Douglas DC-8, no final da década de 1950, só aparecendo maiores recentemente nos Boeing 787 e Airbus A350 XWB, marcando um importante diferencial para os passageiros, graças à utilização de materiais compostos nas fuselagens, mas uma janela do tamanho da Skyview Panoramic Window será realmente revolucionária, oferecendo aos proprietários, operadores e passageiros uma nova e exclusiva maneira de experimentar viagens aéreas VIP.

"Estamos muito felizes em confirmar formalmente nossa parceria com a Fokker da GKN Aerospace para o desenvolvimento desta fantástica janela para o BBJ", disse o presidente da Boeing Business Jets, David Longridge, que acrescentou estar "muito perto" de confirmar clientes para a janela Skyview.

De acordo com Longridge um cliente do BBJ MAX disse a ele que "não vai comprar o BBJ Max 7 a não ser que tenha a janela ..." e que dois clientes do BBJ querem modificar seus atuais BBJ. 

"Estamos orgulhosos de anunciar o próximo passo para a Skyview Panoramic Window, juntamente com a Boeing Business Jets", acrescentou Peter Somers, presidente de negócios da Fokker Services da GKN.

Santiago Oliver
Publicado em 13/12/2016, às 12h52 - Atualizado às 14h47


Mais Notícias