Portões-abertos recebeu milhares de pessoas e foi repleto de atividades aéreas envolvendo a aviação civil e militar
A Força Aérea Brasileira realizou no último domingo (3), o tradicional “portões-abertos” da base aérea de Brasília (BABR). O evento reuniu aproximadamente 80 mil pessoas que puderam assistir a apresentações aéreas e ver de perto diversas aeronaves civis e militares.
AFAB levou para a exposição estática o KC-390 Millennium, A-29 Super Tucano, KC-130 Hercules, F-5EM Tiger, E-99M, IU-50, T-27 Tucano, dentre outras aeronaves. Além disso, a Marinha do Brasil apresentou ao público seus helicópteros UH-15 e SH-16, enquanto o Exército esteve presente com um HA-1.
A programação aérea contou com rasante de aviões militares, como do caças F-5M e AF-1 (A-4 Skyhawk), da marinha, e dos treinadores T-27. Ainda houve paraquedismo, onde um C-105 Amazonas foi utilizado para o lançamento.
A aviação civil também marcou presença, com destaque para Embraer E195 E2 (PS-AEO) da Azul e o Boeing 737-800 (PR-GXR), da Gol, que ostentavam uma pintura alusiva aos 150 anos de Santos Dumont.
Antes do pouso os dois aviões realizaram algumas passagens baixas e, já em solo, receberam o tradicional batismo com água.
Ainda entre os aviões civis, a esquadrilha ACRO e da esquadrilha FOX estiveram presentes. Em solo, também estiveram expostos veículos blindados do Exército Brasileiro e de forças policiais.
O encerramento dos portões-abertos ficou a cargo da Esquadrilha da Fumaça, que realizou uma demonstração completa com seus sete A-29 Super Tucano.
Os portões-abertos da BABR foi o primeiro de diversos outros programados para ocorrer neste e no próximo mês em várias bases aéreas espalhadas pelo país. Confira aqui a lista completa.
Por André Magalhães
Publicado em 04/09/2023, às 11h30
+lidas